pbonfanti
(usa Debian)
Enviado em 16/06/2018 - 13:56h
isso depende bastante do uso, eu faço manutenção nos servidores como root pois é muito frequente eu ter que rodar comandos neles.
Em um desktop de usuário, normalmente se loga com um usuário normal, em uma instalação basica do o debian 9 , por padrão o usuário normal possui permissões comuns, ele não pode executar comandos de administração que tem mais chance de ferrar o sistema.
E o root pode tudo, sempre que está habilitado.
No Ubuntu o padrão é que o usuário root vem desabilitado, e o usuário comum vem pré-configurado para rodar os comandos de root atravéz do sudo. O que dá ao usuário padrão tanto
a possibilidade de instalar pacotes e impressoras, como de destruir o sistema.
Na realidade a idéia central da ferramenta sudo não é dar poder total ao usuário, mas dar a alguns usuários o poder de fazer algumas tarefas que normalmente seriam acessíveis apenas ao root.
Por exemplo vc administra o computador mas tem um leigo que o utiliza, vc configura o usuário leigo como comum, ou habilita atravéz do sudo para ele apenas comandos que não sejam especialmente perigosos.
No tempo do slackare eu só usava root, e quando fazia algo errado o dano era grande, mas a minha prioridade era aprender, não ter necessariamente a máquina estável e imutável a maior parte do tempo.
Pense se você vai usar o computador mais como um desktop ou como um rato de laboratório, e ajuste suas permissões de acordo:
https://www.hardware.com.br/guias/entendendo-linux/sux-sudo.html
https://www.vivaolinux.com.br/etc/sudoers/