lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 04/08/2015 - 08:50h
O Canela é pesado para essa sua máquina aí...
Indo na contra-mão do que o pessoal te falou aqui, eu não recomendo nenhuma distro derivada do Ubuntu. Isso inclui os *buntu, o Mint, o eOS e essas coisas todas. A razão é simples: um simples levantamento aqui no fórum do VOL mesmo (coisa que você pode fazer em duas horas) revelará que essa família de distros são as que mais dão dor de cabeça aos usuários. Isso acontece porque a cabeça da família (o Ubuntu) é baseado no Debian Testing, que por sua vez é uma versão de testes do Debian (uma das três distros-mãe, ou seja, uma das três mais usadas como base para outras). Bugs irritantes são esperados no Testing, e por extensão no Ubuntu e derivados.
Da mesma forma, mas por outra razão, eu não recomendo o Debian. Essa é uma distro com um foco imenso em software livre, incluindo drivers, portanto se você precisar de algum driver não livre (normalmente drivers de placas wireless caem nessa categoria) você vai se ver com um problema bem simples mas irritante de resolver. Ler a documentação da distro é a maneira mais garantida de lidar com essas situações, mas quem lê documentação hoje em dia sem ser os dinos?
Dito isso, e focando em uma experiência suave de uso, eu recomendo duas distros. A primeira é o Fedora. Apesar de uns probleminhas recentes entre ela e eu (problemas esses originados por conta dela usar sempre os pacotes mais atuais possível) não posso negar que o Fedora seja a melhor distro de entrada para o mundo GNU/Linux na atualidade. Na sua máquina, eu recomendo recorrer ao Xfce Spin ou ao LXDE Spin - ou realizar uma instalação via netinstall e instalar somente o que você precisa, caso você leia a documentação antes. A segunda opção é o openSUSE, mas essa vai exigir que você leia a documentação antes: ela não tem nenhuma iso oficial com o Xfce ou LXDE como ambientes de área de trabalho por padrão. Tirando isso, ela roda suave.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta