meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 23/04/2010 - 17:36h
Vamos por partes como diria o esquartejador.
Em primeiro lugar, aquela partição chamada Recovery serve para recuperar o seu sistema para teóricamente voltar exatamente àquela configuração com a qual saiu de fábrica.
Isto vai depender muito da maneira como o fabricante fez o setup dos parâmetros de recuperação e do programa de recuperação. Em alguns casos ao optar por recuperar o sistema o programa de recuperação simplesmente ignora tudo que já houver no seu HD, reparticiona e reformata exatamente da forma original. Outros aplicativos de recuperação respeitam alguma partição que você tenha criado posteriormente e reformatam apenas aquela partição onde estiver instalado o seu windows.
Se houver alguma alternativa para você criar uma mídia de recuperação, provavelmente em DVD, seria conveniente que o fizesse, (just in case) caso acidentalmente você em algum momento detone esta partição Recovery.
O Ubuntu como em geral a maioria das distribuições (distros) Linux, não precisa de tanto espaço quanto os windows. Você vai precisar criar 3 partições para o Linux operar legal, como abaixo:
- 1 Gb - para a partição swap (já que você tem 3GB de RAM, poderia ser até bem menos, qualquer 128MB já resolveria).
- 10 a 15 GB - para a partição raiz (/) do Ubuntu - Se quiser colocar mais, fica a seu critério. Mal não faz.
- quantos GB você quiser para os dados e configurações na terceira partição: /home
Como fatalmente mais cedo ou mais tarde você vai ser obrigada a re-instalar e possivelmente re-formatar a sua partição windows, sugiro que crie uma partição separada para guardar os dados do proprio windows, em local separado do padrão windows que fica no diretório "Documents and Settings".
Mais um detalhe de suma importância, antes de fazer qualquer particionamento, para minimizar os riscos de perdas de dados ou arquivos de programas no windows, faça uma desfragmentação completa do mesmo.