RLFontan
(usa elementary OS)
Enviado em 07/07/2018 - 23:18h
muca2306 escreveu:
Um sistema com uma aparência mais moderna, sem muitas aplicações já integrada, algo elementar e simples, sem deixar de ser algo mais polido pela sua simplicidade.
Na minha visão o Solus Budgie se encaixa nesse perfil.
Definir é bem complicado, mas vejamos se consigo exemplificar melhor.
Como um Elementares OS, o "necessário e básico", sem ter tantas aplicações já instaladas e que tenha uma boa otimização do consumo de CPU e RAM.
Solus também se encaixa no fato de não ter tantas aplicações instaladas e imagino que o *buntus também deem pro gasto. Otimização de CPU e RAM? Não manjo e não fiz esse levantamento.
Resumo um ambiente bem simples sem muitas aplicações que não sejam de minha escolha, só para o funcionamento do sistema em si.
Resumindo o básico do básico, com um sistema que não demonstra ser um visual tão antigo, um ambiente mais moderno e polido "não sendo tão pesado quanto um Gnome".
Eu não tenho conhecimento suficiente, porém sei que muitos partem para o Arch pela maneira que ele oferece a customizar da sua melhor forma, já pensei em tentar instalar porém não tenho conhecimento para tal.
Arch é uma distribuição KISS, que vem do lema Keep It Simple Stupid (matenha o simples estúpido), no mundo Linux tem haver com manter o funcionamento das coisas o mais próximo do original. Distribuições KISS não costumam adicionar camadas abstratas entre o uso do sistema e o usuário, e se o usuário quiser fazer isso, deve fazer por conta própria. Sinceramente? Essa mentalidade pode atrair dificuldades, porém se você estiver fissurado com o Arch Linux saiba que no Youtube os tutoriais da Boson Treinamentos podem ajudar bastante em uma instalação do Arch Linux, sempre combinando com a famosa Wiki do Arch é claro.
Depois de tudo instalado você pode ir adicionando os pacotes do seus sistema mais atomicamente no Arch, isso pode fazer o sistema subir mais leve, desse modo, dá para fazer um KDE subir mais leve por exemplo. Agora atento, o Arch é rolling release, a estabilidade dele em relação aos updates certamente ira necessitar mais atenção que o comum de sua parte... enfim, otimização de repente é algo que você pode fazer por conta própria... o Arch acaba evidenciando isso. Vale ressaltar que a distro número um do Distrowatch hoje é o Manjaro Linux, justamente baseado no Arch Linux só que com foco em facilidade de uso... tive uma experiência negativa com o Manjaro em termos de estabilidade, mas muita gente usa e tece elogios... deve ter sido um problema local aqui... tá aí mais uma distro pra você dar uma chance.
Obs: cuidado com a integridade dos arquivos de seu HD nessa brincadeira de instala e desinstala!