L!N5X
(usa Debian)
Enviado em 30/01/2010 - 02:31h
vc já dv ter notado como é o mundo linux, cada um faz como achar melhor, por isso que amamos a liberdade não seguimos um padrão muito óbvio, por este motivo torna tão seguro o sistema.
No linux, espaço em disco é o que há, no seu caso 250 GB pode-se até equiparar como se fosse um disco de 500gb, diferentemente do windows que consome somente na instalação básica do sistema uns 3GB, quando instala seus drivers e aplicativos favoritos e dependendo muito do aplicativo que vai utilizar isso ocupa + - uns 15 gb com todas as atualizações já disponiveis isso chega a casa dos 25 gb + - ou seja 10% de seu hd "desperdiçados"
Vamos lá!
Como o mais aconselhavel para um usuário iniciante é de usar o disco todo, no particionamento, o mais ideal é que com o tempo vc vá fazendo adaptações que agregue melhor ao seu uso e como usa. Foi + - assim que comecei a sacar o particionamento e a cada instalação que fazia do sistema ia diminuindo algumas partições e aumentando o /home pois pude verificar que no linux precisa de bem pouco para rodar.
Segue um modelo de particionamento:
/boot = 100 MB
/ = 500 MB (acho que no ubuntu esse valor é pequeno, caso apareça um msg de erro, aumente para 1 GB)
swap = 2 GB
/home = (vai depender da forma que vai usar o sistema, se for utilizar para salvar doc, fotos, músicas, download etc... use um valor alto), algo em torno dos 230 GB é muito bom
/usr = (dependendo dos aplicativos que irá instalar...mais algo em torno dos 10 GB tá valendo)
/var = ( O restante do HD)
/tmp = 1 MB
Eu faria desta maneira, mas como disse sinta-se a vontade para fazer suas escolhas.