Freud_Tux
(usa Outra)
Enviado em 06/07/2017 - 11:37h
Olá.
Bem, vamos lá, respondendo as suas repostas por aqui, se não ficaria muito grande e massante de ler.
1º Se tinha um sistema de 64 bits na máquina, e você continuou com essa arquitetura, então, não alterou nada, tipo, desabilitar o GPT para usar MBR. Geralmente quando se faz isso, ficam pedaços da "MBR" atrapalhando o GPT, ai, só zerando o disco. Mas no seu caso, aparenta estar normal.
2º O comado
fdisk -l mostra que o seu pendrive está sendo usado como
sda, e o hd do notebook como
sdb. Se você tiver como alterar isso, deixar o hd como sda e o pendrive sdb vai te ajudar bastante. Creio que o grub estava sendo instalado errado por causa disso. Quando você espeta o pendrive, e faz a instalação, a ligação da partição onde o Gnu/Linux é instalado fica em sdb, e a partição ESP também. Então, quando se retira o pendrive, tenho a impressão que o hd fica como sda e quando se espeta o pendrive, ele fica como sdb. Tenta explicar isso para o arquivo fstab. Mais uma vez reforço, se tiver como inverter essa situação no firmware UEFI faça isso, pois vai ser difícil resolver do jeito que está. Na dúvia, faça o UEFI voltar para as configurações de fábrica, e veja se continua mudando os discos.
Os comandos do gdisk não foram bons, pois, você rodou eles dentro da partição montada (/mnt/...), o que não é bom nesse caso. Rode eles fora de /mnt.
3º Perguntei isso, pois alguns firmwares UEFI quando se espeta uma mídia de 64 bits e com suporte ao UEFI, ela mostra opções para boot no formato UEFI ou no de 32 bits comuns. NO seu caso, parece que só é necessário alterar a ordem de boot mesmo, pela mídia que se queira bootar.
4º Estranhamento, alguns sistemas tem a péssima mania de criarem uma partição /boot fora da raíz e fora da ESP. Seria interessante verificar ai no tutorial de instalação do Ubuntu, como proceder, pois é vital que o grub esteja dentro da partição ESP, pois se não, não vai ter boot de maneira nenhuma. Vou dar um exemplo. No Debian, quando se instala no modo UEFI, ele detecta a partição ESP e pede para o grub ser instalado nela. O diretório /boot fica dentro da partição raíz, e se você entrar nele, ele tem um diretório /efi e ele faz a ligação com a partição ESP tendeu ;).
Dá uma olhada aqui:
https://help.ubuntu.com/community/UEFI
Dá uma pesquisada sobre isso. Não esquenta a cabeça com o lance de usar algum programa para recuperar boot, todos que eu testei são ruins ><, e nunca resolvem nada. Apenas procure ver se precisa da partição /boot ou não blz.
5º UEFI só funciona com 64bits. 32 bits estão acabando, então, o jeito é usar 64 bits mesmo ;).
6º Eu dei uma teoria sobre isso na resposta 2º.
Então.
Dá uma olhada na documentação do Ubuntu e veja se precisa da partição /boot separada ou não.
A ideia é fazer o grub ficar dentro da partição ESP. Caso precise mesmo da partição /boot, veja se a partição raíz vai reconhecer ela, pois ela precisa de umas flags especiais se não me falha a memória. Ai sim, depois disso, pediria para o grub ser instalado na partição ESP, nunca dentro da boot.
T+
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noob: "[...]Sou muito noob ainda usando o terminal, então preciso de ajuda "mastigada", pra operá-lo."
zhushazang:
"Sou velho e meus dentes desgastados. Estude linux www.guiafoca.org";