
augustouser
(usa Linux Mint)
Enviado em 26/02/2010 - 02:21h
Olá amigos, resolvi testar a nova versão do tão bem falado Mandriva 2010, com Gnome. Por enquanto tudo bacana, exceto por um problema que não consigo resolver a respeito de como as partições são montadas...
Queria o esquema adotado por boa parte das distros: não monta nada automaticamente, e pede a senha de root qdo um usuário comum tenta montá-las.
Ocorre que o mandriva ta montando todas as partições direto no boot, e ainda por cima enchendo o desktop de ícones devido a isso. Fora que eu queria limitar o acesso com senha.
Pois bem, o natural seria ir no arquivo /etc/fstab e configurar a gosto. Mas o sistema não ta nem aí pro que eu escrevo lá, "nouser,noauto, noblablabla" não significa nada! Qdo reinicio a máquina, todas as partições tão lá montadas de novo. Vou no fstab e as regras que impus não servem pra nada... ta lá no fim das linhas pra todas as referências de partições: "umask 000".
Que saga, não?
Alguém pode me ajudar? Será que agora existe um outro arquivo que controla isso? Eu notei que esse lance do fstab estar diferente não é só no mandriva novo. No ubuntu e pclinuxos também o arquivo /etc/fstab só tem referência à partição raiz e à swap.