freirej
(usa KUbuntu)
Enviado em 29/09/2007 - 00:10h
Vou tentar ajudar também, uso o Kurumin, mas acho que para uma empresa a melhor opção é o (K)Ubuntu, o Mandriva ou o Suse.
1) Para adquirir uma versão atualizada basta baixar na Internet ou pedir (isso mesmo, pedir) um CD que você recebe em casa (no caso do (K)Ubuntu).
2) Para rodar um Office você pode rodar o OpenOffice que é muito bom (quase tão bom quanto o Microsoft Office do Windows). Você também pode rodar o próprio Microsoft Office usando o Wine ou o CrossOffice (Programas que tentam fazer com que programas do Windows funcionem no linux) com um resultado bom.
3) Veja, aqui começa o problema, alguns programas como o Photoshop, podem ser substituídos pelo Gimp ou mesmo emulados via Wine, mas por exemplo o AutoCAD eu só consegui (depois de algumas cabeçadas) colocar para funcionar a versão 2000 (que resolve os meus problemas mas que é bastante antiga). Uma outra possibilidade é trabalhar com a virtualização do Windows e rodar qualquer programa dentro dela, já que é o próprio Windows instalado (mas pelo que voce disse isso não resolve o seu problema pois voce não quer adquirir uma licença do mesmo). Existe ainda a possibilidade de usar um outro programa que possui funções parecidas com a do AutoCAD.
4) Pode sim, programas como o Skype possuem versões Linux.
5) Rede é um ponto forte do Linux, é muito melhor inclusive do que o Windows sem contar que você não vai ter dor de cabeça com vírus e muito menos com problemas constantes de travamento.
Conclusão, caso exista algum programa que você "não vive sem ele", como o AutoCAD você vai ter que comprar uma cópia do Windows nem que seja para virtualiza-la no linux, mas caso voce consiga encontrar programas no linux compatíveis você pode migrar para o linux.
De qualquer modo você vai precisar de um pouco de tempo e paciência para se ambientar com os novos programas, porém depois de um empo duvido que você queira voltar a usar o Windows :).