Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 27/07/2011 - 11:44h
Eu diria que um usuário "comum" é aquele que usa a internet para ler e escrever emails, assistir a videos, navegar pelos sites, passar pedidos online, e também escreve textos e elabora planilhas simples.
Um usuário avançado usaria - além de tudo isso - programas especiais como o AutoCAD, editores profissionais de audio e video, e teria sobretudo um conhecimento razoável sobre sistemas operacionais e hardware.
Tem muita gente por aí que nem chega a ser usuário semi-avançado e que já se intitula "técnico". São esses que, sem entender nada de coisa alguma, vivem formatando HDs por qualquer motivo.
Um usuário realmente avançado, nem mesmo no Windows precisaria de um antivirus. Porém, com o advento da internet em banda larga, as coisas ficaram bem mais difíceis. Mas de uma forma geral os virus e os códigos maliciosos têm sua origem em joguinhos, redes sociais, emails, imagens, e em alguns sites especialmente elaborados para finalidades escusas.
E quanto à necessidade do uso de antivirus, também digo que DEPENDE.
Em se tratando de um usuário Linux - iniciante, mediano ou avançado - em aplicação desktop que não tenha o mínimo contato com arquivos do Windows, isso é perfeitamente dispensável (em servidores é imprescindível).
Porém no momento em que for necessário espetar um pendrive que seja que já tenha tocado no Windows, é bom ter o clamav por perto.
Linux não "executa" o virus, mas pode ajudar a "transportar" o virus para outros computadores.
Quanto aos demais códigos maliciosos, eles somente serão executados no Linux se o usuário-raiz (superusuário ou "root") assim o determinar, consentir, autorizar expressamente.