meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 08/12/2009 - 09:57h
Ainda não tentei instalar ou rodar o Slitaz no meu NoBo, porém li na analise de distros do GDH que o mesmo permite o uso de varias opções de boot que normalmente é a outra forma como são chamados os cheat-codes que são os comandos passados diretamente ao kernel, na inicialização.
Procure dar uma boa lida no material referente ao Slitaz em:
http://www.gdhpress.com.br/cd/#slitaz
http://www.gdhpress.com.br/blog/slitaz/
Abaixo segue transcrição de parte do conteúdo do texto publicado no GDH, sobre a instalação do Slitaz:
"citação"
Como pode ver no screenshot, o SliTaz oferece um desktop completo, incluindo o Firefox e um punhado de aplicativos GTK e GTK+, com direito a um conjunto bastante completo de ferramentas de configuração, tudo isso em uma imagem de apenas 29 MB, que roda com um bom desempenho em máquinas com 256 MB de RAM.
Assim como outras distribuições Live CD, ele suporta um conjunto de opções de boot, incluindo tanto as opções para o kernel, quanto opções próprias, destinadas a alterar o comportamento do sistema. Você pode ver uma lista pressionando a tecla F6 na tela de boot. Usando a opção "slitaz home=sda2", por exemplo, você orienta o sistema a utilizar a partição especificada (que deve obrigatoriamente ter sido formatada em EXT3) como home, salvando os arquivos e configurações.
O gerenciador de janelas default (na versão 2.0) é o OpenBox (http://icculus.org/openbox), um gerenciador bastante competente, que lembra um pouco o XFCE, mas se destaca por ser incrivelmente leve e rápido.
Durante o boot, ele exibe um conjunto de menus em texto, perguntando a linguagem, o layout do teclado e a resolução do vídeo. Um dos destaques é que ele oferece um excelente suporte ao português, incluindo traduções para os manuais disponíveis no site. Durante o boot, o sistema configura a rede via DHCP e detecta automaticamente a placa de som, oferecendo um desktop minimalista bastante funcional.
A rede pode ser configurada através do "Netbox Manager" (netbox), um gerenciador gráfico que fica ativo ao lado do relógio. Ele inclui também um atalho para o "Wireless Manager" (wifibox), que permite configurar redes wireless.
O SliTaz oferece um suporte bastante completo a placas wireless (principalmente se levarmos em conta o fato de ele ser uma distribuição minimalista), mas existe uma observação importante: para a maioria das placas é necessário primeiro baixar o firmware correspondente na aba "Drivers" do Wireless Manager. Para uma placa Intel PRO/Wireless 3945, por exemplo, você baixaria o "iwlwifi-3945-firmware":
"Fim da citação"
Caso você consiga chegar a ver a primeira tela do Slitaz, onde você faz a escolha de idioma conforme mencionado no texto acima, etc, deveria também aparecer a alternativa de adicionar comandos a linha do kernel.
Tente seguir o boot, colocando os seguintes cheat-codes:
noapic
noacpi
Digite os dois comandos ao final da linha depois de deixar um espaço após o ultimo parâmetro já existente.
Apenas como exemplo, no caso de outra distro instalada, para que você entenda melhor o conteúdo da linha de comando passada ao kernel na inicialização veja abaixo, onde preciso colocar os cheat-codes no meu Debian 5 Lenny instalado neste NoBo:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.26-2-686 root=/dev/sda8 ro irqpoll noapic pci=biosirq quiet
No exemplo acima, estou usando os cheat-codes:
irqpoll
noapic
pci=biosirq
pois são aqueles que preciso para que o Debian 5 Lenny rode bem neste NoBo Acer Aspire 5570z.
A linha acima aparece tanto no arquivo menu.lst localizado em /boot/grub/menu.lst, como também normalmente numa linha que aparece na parte inferior da tela durante a inicialização. Em geral, você pode editar os parâmetros de inicialização usando a tecla Tab, para saltar para a linha onde estão os parâmetros similares ao exemplo acima.