Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 29/12/2010 - 23:02h
Olha, quando o mingau está quente a gente come pelas beiradas.
O IDEAL para você seria ter uma conexão em banda larga, mas pelo que percebi isso não é possível pelo menos por enquanto. Eu mesmo já sofri com isso, pois aqui onde moro minha linha telefônica era tão obsoleta que não dava para instalar nem mesmo um identificador de chamadas, quanto mais banda larga...
As nossas linhas telefônicas brasileiras não permitem conexões discadas com velocidade superior a 53kbps - de jeito nenhum.
Um hardmodem nominal de "56600" portanto não passará daqueles 53000. Um softmodem não chega nem perto disso, pois é obrigado a ficar reenviando pacotes o tempo todo. Ou seja, trabalha, trabalha, mas realmente não produz.
Sua velocidade de download ficará portanto entre 3 e 5 kbps. Enquanto isso um hardmodem mantém-se perto dos 6 e 7 kbps.
O grande inconveniente é o alto preço dos hardmodems, e que realmente não vale a pena investir em conexão discada atualmente.
Quanto à 3G da Claro, 80kbps é melhor que 53kbps. Apenas que sua conexão está em modo bridge e não em modo 3G. Eles estão cobrando por um serviço e oferecendo outro muito inferior. Nossa querida tia Ana (a Anatel) ainda faz vistas grossas para essa prática que é indiscutivelmente viciosa e desonesta.
Para evitar despesas nem sempre benvindas, sugiro usar a internet através do Windows, pois esse tipo de modem que você tem foi feito EXCLUSIVAMENTE para ele.
Outra coisa: A Agere/Lucent há muito tempo deixou de fabricar modems.
O que ela fabrica é o chipset, que é usado por diversos fabricantes especialmente asiáticos, cada um com sua própria circuiteria.
Portanto, pode haver diferença nos drivers entre um modem e outro, embora ambos possam ter o nome Agere (ou Lucent) estampados no produto.
Assim, nem mesmo no Windows há a garantia de um "Agere" funcionar com o driver de outro "Agere", a não ser que usem um driver genérico desenvolvido pela própria Lucent (apenas como exemplo, mas que funciona razoavelmente bem).