sempreslack
(usa Slackware)
Enviado em 01/07/2011 - 09:57h
vamos lá, o que quer realmente fazer? quer coipar um cd/dvd pra um virgem? quer pegar alguns arquivos que estão no teu hd e passá-los pro cd/dvd?
vamos la, pra todos os casos, precisa fazer um arquivo iso antes. o que muda é o processo. O que vou falar agora são procedimentos que faço sempre aqui, então não vai ter problemas. Em primeiro lugar, abra o terminal, quando fizer isso ele será aberto na tua pasta /home/voce. Em segundo lugar,vc terá que informar o caminho completo do que quer gravar se o que quer não estiver dentro da pasta home. Vou citar exemplos de como deve fazer abaixo:
1) se tiver querendo copiar um cd/dvd, use o comando dd da seguinte forma:
dd if=/dev/sr0 of=arquivos.iso
Exemplo aqui digamos que se torna desnecessário, só digitar isso e fará uma imagem do cd/dvd chamada arquivos.iso, a não ser é claro que algo de anormal aconteça, coisa do tipo, o driver não está lega, vc digitou errado, o cd/dvd está arranhado, com erro de leitura, algo do genero.
2) Se tiver querendo gravar um cd/dvd a partir de arquivos e pastas do teu computador, então a coisa muda um pouco. o comando muda.
mkisofs -r -J -o arquivo.iso <pasta de origem>
aqui preciso te dar exemplos,vamos a eles então:
exemplo 1:
Se você quiser gravar todas as tuas musicas em um dvd e que a pasta musicas está dentro de /home/voce/musicas gerando o arquivo musicas.iso, o comando ficaria:
$ mkisofs -r -J -o musicas.iso /home/voce/musicas
exemplo 2:
se quiser fazer um cd de todos os teus videos, assim como de todos os teus trabalhos, supondo que tem os diretorios videos e trabalhos dentro da tua pasta /home/você e quer chamar de backup como ficaria:
$ mkisofs -r -J -o backup.iso /home/voce/videos /home/voce/trabalhos
Obs: os arqivos backup.iso e musicas.iso seriam criados no diretório aonde está dando o comando, na pasta /home/voce no teu caso.