xerxeslins
(usa openSUSE)
Enviado em 24/03/2009 - 00:00h
Caro amigo,
Não se preocupe com vírus no Linux. Eles só existem para testes e não são disseminados na internet. Sou iniciante, uso Linux há pouco mais de um ano e meio, sem anti-vírus. Eu tinha essa mesma dúvida que você no início e um cara que usa Linux a muitos anos me disse que ele não usava anti-vírus. Os anti-vírus do Linux, que existem como o Clamav, são na verdade para procurar por vírus de Windows.
Só de utilizar o Linux você está imunizado contra vírus. Sempre tem alguém que diz: "existe vírus para Linux sim, blablabla", mas cara, como eu já disse, eles são para testes. Um usuário comum não precisa se preocupar com isso.
3 motivos porque Linux é considerado imune contra vírus:
1 - milhões de programadores em todo o mundo estão constantemente trabalhando para corrigir falhas em programas que poderiam ser exploradas por algum vírus. Essa é uma ótima vantagem do software livre.
2 - fabricantes de vírus se preocupam em atingir o maior número de máquinas, logo, preferem criar vírus para Windows.
3 - Linux possui sistema de permissões específicas para cada arquivo e não para um tipo de arquivo. Ou seja, se um arquivo é executável, não quer dizer que ele será executado (exemplo: um suposto vírus para Linux), pois além de ser executável, ele precisa ser executado por alguém que tem permissão para executá-lo. O único usuário que tem permissão total é o root, então basta não logar com o root no dia-a-dia. Além disso, nenhum usuário pode afetar os diretórios do sistema. O máximo que pode acontecer, mesmo assim é algo incrivelmente raro de acontecer, é você executar um script malicioso por falta de conhecimento e ele destruir sua pasta pessoal. Mas o seu sistema continuará intacto.
há um artigo simples sobre isso aqui no VOL, ele não entra em muitos detalhes, mas pode ajudá-lo:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Nao-precisamos-de-antivirus-eles-sim/
Abraço