danielpaixao
(usa Ubuntu)
Enviado em 17/12/2011 - 20:52h
T!@Goo escreveu:
Eu estou fazendo a recuperação do meu HD de 300GB, com um live-cd, ele demorou nada mais, nada menos que 17h30, para criar a imagem binária, é que no meu caso compensa. O ideal é que você tenha um pc somente para a recuperação, além do disco que no seu caso é de 500 GB, é mais rápido e prático. Existe outras maneiras de recuperar um disco rígido, como o photorec, e outras que é para "aquele outro sistema" - o windows, como o programa easy recovery que não é free, este até agora é o melhor que já conheci, pois tenta recuperar os arquivos com seus devidos nomes e diretórios, diferente do photorec - que recupera somente os arquivos sem os seus nomes e não recupera diretórios, a sua vantagem é que ele é livre ,rápido e para linux. Como eu ainda não terminei de recuperar um HD com o DD, não vou saber dizer se ele é inferior ou não ao easy recovery nestes termos, mas estou torcendo que sim, que seje igual ou superior quanto ao recuperar os nomes dos arquivos e diretórios.
Bom, de backup você mudou o tom para recuperação de arquivos, o que me dá a entender que podemos formatar o hd sem problemas e depois recuperar os arquivos. Mas não funciona muito bem na prática, pelo menos por enquanto, já que um arquivo pode sobrescrever outro e não há o recurso de superposição infinita de dados. Quando os cientistas da computação conseguirem isso, aí sim, adeus preocupação com os dados, embora continue sendo necessários os backups em função de danos que podem ocorrer que impeçam qualquer tentativa de recuperação, como incêndio,esmagamento da mídia, etc.
Ficaram curioso sobre SOBREPOSIÇÃO INFINITA? Ainda não existe, mas creio que no futuro - talvez nenhum de nós ainda esteja vivo para testemunhar, poderá haver um algorítimo capaz de sobrepor dados sobre dados. Como se fosse uma película sobre outra e ao tirar a última, usa-se a penultima, e assim sucessivamente. Coisa de louco não é? É que estou exausto de tanto mexer no meu hd de ontem para hoje que passei a delirar....rs.... mas em ciência o que hoje é fruto da imaginação doentia de algum maluco pode se tornar realidade amanhã. Seria internado num hospício qualquer visionário que há 3 mil anos atrás dissesse que os seres humanos voariam em naves que voariam como pássaros (avião), que a voz humana iria trafegar em altissima velocidade e alcançar os continentes; que um evento na China seria visto segundos depois do outro lado do mundo; que haveria um equipamento capaz de ser usado para escrever texto, ouvir música, ver vídeos, etc.