removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 26/03/2016 - 14:33h
Separar o /boot lhe traz algumas vantagens, embora em geral não precise preocupar-se com isso para desktops (Mesmo nisso eu separo, embora apenas do meu sistema principal).
O sistema de arquivos fica separado dos demais diretórios, sendo menor e sofrendo em geral poucas alterações, tem menor chance de problemas com ele, como consequência ao menos conseguira subir o kernel em caso de erro ou de sistema de arquivos cheio.
512MiB é um valor seguro, mas é preciso cuidado com distribuições que atualizam muito o kernel mantendo as versões antigas. (Fedora, CentOS por exemplo, mantêm apenas a versão atual mais 4 anteriores, se não me engano)
Em casos específicos, é util quando o gerenciador deseja usar um sistema de arquivos para o / que o gerenciador de boot não suporta ou devido a algum problema, não inicia (Abaixo um exemplo):
https://wiki.archlinux.org/index.php/XFS
Quanto ao desempenho, embora o linux atualmente não sofra com fragmentação, ela existia no EXT2 e ainda hoje, embora seja muito pequena(Pode mudar com o BTRFS, embora ele pode auto desfragmentar-se) . Então um sistema de arquivos pequeno, onde poucas alterações serão feitas deveria sofrer menos com isso, talvez por isso tenham lhe dito que seria mais rápido.
------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42