DecioSP
(usa Slackware)
Enviado em 13/02/2010 - 00:11h
Primeiramente tente colocar a opção suid nas partições vfat para liberar o uso do suid. (ex. rw,suid,exec...)
Reinicie o dispositivo e veja se você consegue alterar os proprietários.
Caso ainda não seja possivel, você pode tentar indicar os proprietários e o grupo manualmente usando ou o id ou o nome do grupo. Caso você não saiba os identificadores de grupo, tente abrir o arquivo /etc/fstab e procurar pelo número que aparece na terceira posição (ex. audio:x:17:root,decio, o grupo audio tem identificador 17 e dois membros, o root e o decio)
De posse do identificador, você pode usar a seguinte opção nas partições vfat: uid=Identificador do usuário, gid=identificador do grupo. (ex. vfat rw,suid,gid=17... vai colocar a partição vfat na propriedade do grupo audio)
Eu acredito que só pelo suid já seja possivel fazer todas as alterações desejadas, mas caso de algum problema, não hesite em avisar.
NOTA: SEMPRE QUE VOCÊ FIZER UMA EDIÇÃO NOS ARQUIVOS DE SISTEMA, É IMPORTANTE FAZER UM BACKUP PARA O CASO DE ALGO DAR ERRADO, O EMACS POR PADRÃO SEMPRE SALVA UM BACKUP COM UM ~ NO FINAL, PORTANTO, VERIFIQUE SE O SEU EMACS ESTÁ SALVANDO ESSE BACKUP, POIS CASO ALGO DÊ ERRADO, É SÓ APAGAR O ARQUIVO EDITADO E RENOMEAR O ARQUIVO COM ~.
Exemplo, crie um arquivo chamado teste como o emacs, escreva qualquer coisa nele e salve. Em seguida abra o arquivo novamente, mude algo e salve.
Verifique se no diretório que está o arquivo você tem dois arquivos. (um teste e outro teste~)
Se tiver, ótimo, caso de algum problema nos arquivos editados é só fazer um:
rm teste
e depois um:
mv teste~ teste
Caso não apareça um arquivo teste~, você vai ter que usar a opção salvar como para salvar um backup.
No nosso caso, as edições são pequenas e poucas, de modo que dá para lembrar o que foi feito, mas sempre é bom começar a criar bons habitos.
NOTA 2: Caso seja seu computador, o uso do umask=000 não é tão preocupante, mas caso seja um sistema administrado por você, é bom pensar em restringir um pouco as permissões de uso.