ALTERAR DONO DE PASTAS

1. ALTERAR DONO DE PASTAS

Arsenal de guerra General Câmara
infoaggc

(usa Debian)

Enviado em 09/02/2010 - 15:47h

Prezados amigos; tenho duas partições FAT32, as quais servirão para armazenamento de arquivos, meu FSTAB está assim:
/dev/sda1 / ext3 errors=remount-ro 0 1
/dev/sda2 none swap sw 0 0
/dev/sda5 /media/sda5 vfat rw,exec,users,auto,dev,umask=000 0 0
/dev/sdb5 /media/sdb5 vfat rw,exec,users,auto,dev,umask=000 0 0
/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0
/dev/fd0 /media/floppy0 auto rw,user,noauto 0 0

As partições são: sda5 e sdb5.
Preciso criar várias pastas nessas partições, mas cada uma com um DONO diferente e com permissões para que só este dono tenha acesso a sua pasta e todos os arquivos que ele lá salve.
Já criei um determinado usuário no samba, também defini um grupo para esse usuário, porém quando crio a pasta e vou em: PROPRIEDADES - PERMISSÕES, não consigo mudar o DONO da pasta e nem o grupo a que ela pertence; na mudança do dono, a mensagem de erro é: NÃO FOI POSSÍVEL MUDAR O DONO; e em grupo, a mensagem é: "VOCÊ NÃO TEM AS PERMISSÕES NECESSÁRIAS PARA MUDAR O GRUPO".
Certo de que os amigos possam me orientar, como proceder para que consiga colocar em prática esse servidor de arquivos, encerro disponibilizando meu MSN: informatica.aggc@gmail.com e desejando a todos, muita saúde, sucesso e felicidade.
Atenciosamente
Sgt Teles


  


2. Re: ALTERAR DONO DE PASTAS

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 09/02/2010 - 16:50h

Tenta abri o explorador em root
$sudo nautilus


3. Re: ALTERAR DONO DE PASTAS

Décio L. Soares
DecioSP

(usa Slackware)

Enviado em 09/02/2010 - 23:34h

Bom, duas coisas, se você quer que cada diretório tenha um "dono" diferente, e não quer permitir que um engraçadinho altere ou apague dados dos outros, você precisa configurar o umask como 077.
Além disso, inclua nas opções suid.
Ficaria mais ou menos assim:
/dev/sdb5 /media/sdb5 vfat rw,suid,exec,users,auto,dev,umask=077 0 0

Eu acredito que com o suid você já vai poder mudar as permissões, lembrando que você precisa reiniciar o dispositivo e deve estar logado como root (ou membro do grupo para o qual você definiu a propriedade do dispositivo)



4. Re: ALTERAR DONO DE PASTAS

Arsenal de guerra General Câmara
infoaggc

(usa Debian)

Enviado em 12/02/2010 - 11:50h

Prezado amigo Decio; fiz como me orientaste, porém não consigo alterar o DONO DA PASTA e NEM O GRUPO DA PASTA, isso ocorre apenas nas partições FAT32(que são duas), na partição do sistema ETX3, consigo alterar normalmente o dono da pasta e o grupo a que ela pertence.

Essas partições FAT32, serão usadas como backup de arquivos, cada pessoa terá acesso e só poderá acessar os arquivos que ele for dono ou que estiverem no seu grupo; porém não estou conseguindo implementar isso.

Veja como estão as partições:
/dev/sda1 / ext3 errors=remount-ro 0 1
/dev/sdb5 /DADOS1 vfat quiet,utf8,gid=1000,umask=000,users,rw,auto 0 0
/dev/sda5 /DADOS2 vfat quiet,utf8,gid=1000,umask=000,users,rw,auto 0 0
Com as essa configuração tenho acesso tanto como root, como asuário normal as partições, mas não consigo mudar o dono, que é o meu objetivo principal; a mensagem de erro, tanto com a sua configuração como com a minha é sempre a mesma, você não tem permissão para trocar o dono.

Certo de que o amigo e os demais integrantes do forum poderão me auxiliar nessa empreitada, encerro com elevado estima e consideração.

Atenciosamente

Sgt Teles - Adj STI


5. Re: ALTERAR DONO DE PASTAS

Décio L. Soares
DecioSP

(usa Slackware)

Enviado em 13/02/2010 - 00:11h

Primeiramente tente colocar a opção suid nas partições vfat para liberar o uso do suid. (ex. rw,suid,exec...)
Reinicie o dispositivo e veja se você consegue alterar os proprietários.
Caso ainda não seja possivel, você pode tentar indicar os proprietários e o grupo manualmente usando ou o id ou o nome do grupo. Caso você não saiba os identificadores de grupo, tente abrir o arquivo /etc/fstab e procurar pelo número que aparece na terceira posição (ex. audio:x:17:root,decio, o grupo audio tem identificador 17 e dois membros, o root e o decio)
De posse do identificador, você pode usar a seguinte opção nas partições vfat: uid=Identificador do usuário, gid=identificador do grupo. (ex. vfat rw,suid,gid=17... vai colocar a partição vfat na propriedade do grupo audio)
Eu acredito que só pelo suid já seja possivel fazer todas as alterações desejadas, mas caso de algum problema, não hesite em avisar.
NOTA: SEMPRE QUE VOCÊ FIZER UMA EDIÇÃO NOS ARQUIVOS DE SISTEMA, É IMPORTANTE FAZER UM BACKUP PARA O CASO DE ALGO DAR ERRADO, O EMACS POR PADRÃO SEMPRE SALVA UM BACKUP COM UM ~ NO FINAL, PORTANTO, VERIFIQUE SE O SEU EMACS ESTÁ SALVANDO ESSE BACKUP, POIS CASO ALGO DÊ ERRADO, É SÓ APAGAR O ARQUIVO EDITADO E RENOMEAR O ARQUIVO COM ~.
Exemplo, crie um arquivo chamado teste como o emacs, escreva qualquer coisa nele e salve. Em seguida abra o arquivo novamente, mude algo e salve.
Verifique se no diretório que está o arquivo você tem dois arquivos. (um teste e outro teste~)
Se tiver, ótimo, caso de algum problema nos arquivos editados é só fazer um:
rm teste
e depois um:
mv teste~ teste
Caso não apareça um arquivo teste~, você vai ter que usar a opção salvar como para salvar um backup.
No nosso caso, as edições são pequenas e poucas, de modo que dá para lembrar o que foi feito, mas sempre é bom começar a criar bons habitos.
NOTA 2: Caso seja seu computador, o uso do umask=000 não é tão preocupante, mas caso seja um sistema administrado por você, é bom pensar em restringir um pouco as permissões de uso.


6. Re: ALTERAR DONO DE PASTAS

Ricardo Cardoso
ricardo cardoso

(usa Debian)

Enviado em 13/02/2010 - 00:24h

Coloque assim no fstab:

/dev/sda5 /media/sda5 vfat auto,user,umask=000 0 0
/dev/sdb5 /media/sdb5 vfat auto,user,umask=000 0 0

Muda as permissões das partições:

chmod -R 777 /media/sda5
chmod -R 777 /media/sdb5

Depois muda o grupo:

chgrp -R /media/sda5 ... (para o mesmo grupo no dono)

Depois muda o dono:

chown -R /media/sda5 ...

Espero ter ajudado. Qualquer coisa poste aqui.



7. Re: ALTERAR DONO DE PASTAS

Osama Jr.
/bin/laden

(usa Void Linux)

Enviado em 13/02/2010 - 00:26h

Pelo que sei os fs FATxx (12, 16 e 32) e NTFS não são compativéis com os modos de permissão utilizados em sistemas *nix. Então não adianta setar suid no fstab ou em qualquer outro lugar! O recomendável é que você formate essas partições com algum fs nativo para o Linux, tipo jfs ou xfs.


8. Re: ALTERAR DONO DE PASTAS

Décio L. Soares
DecioSP

(usa Slackware)

Enviado em 14/02/2010 - 00:29h

<q>Pelo que sei os fs FATxx (12, 16 e 32) e NTFS não são compativéis com os modos de permissão utilizados em sistemas *nix.</q>

Do pouco que conheço, eu acredito que o suporte a permissões de sistemas *nix é dado pelos inodes. Eu posso estar redondamente enganado, mas lembro de ter lido algo a pouco tempo atrás que aparentemente oferecia implementação desse suporte a vfat e ntfs. (não duvido que seja até algo sobre o ntfs-3g)
Confesso que não consigo lembrar onde li essa informação (se é que não estou confundido coisas, para não dizer que não lembro nada, lembro que tinha algo a ver com posix, mas confesso que não encontrei a referencia)
Por tudo isso, resolvi reler novamente o man mount e não pude notar nenhuma restrição explicita.
Além disso, o man mount traz uid=value e gid=value nas opções especificas de fat e ntfs, de modo que confesso que fiquei um pouco confuso agora.
Entretanto, pude notar duas coisas:
A primeira nos bugs, que explicita que o comando especifico "-o remount" não permite a alteração de gid e umask nos sistemas fat.
A segunda é uma entrada obscura que informa que em kernels anteriores ao 2.4, a opção "MS_NOSUID would fail with EPERM", mas que esse erro foi "silenciado" a partir do 2.4.
Provavelmente eu deva ter deixado de notar alguma informação, e como esse é um tópico bem importante e que me interessa bastante, eu agradeceria se o colega pudesse me dizer onde encontrar uma informação confiável a respeito desse assunto. Em particular, tenho interesse na incompatibilidade de permissões nos sistemas fat e ntfs.
E também, se realmente existe essa incompatibilidade, porque da sugestão do uid e gid nas opções especificas do mount?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts