Nick-us
(usa Slackware)
Enviado em 29/09/2019 - 22:34h
Uma Dica, eu rodo a maioria dos meus programas de pastas (Tipo portáteis) Pois me dá menos trabalho se eu fizer uma mudança completa no sistema, pois dessa forma não preciso instalar e nem configurar nada.
Exemplo de programas que faço isso: Firefox, Atom, kid3 entre alguns outros.
Quando instalamos programas, somos nós que definimos onde serão instalados, e vc pode sim definir onde ele rodará. Vai precisar conhecer o Make, Saber instalar o programa do Source, Conhecer pastas e etc...
Os que citei acima são fáceis de fazer, pq Tanto o Firefox quanto o Atom até possuem binários prontos. Mas qdo não tem, será vc que deve atribuir. Tipo um Slackbuild que faz uma instalação provisória na pasta tmp antes de criar um pacote.
Eu possuo uma partição /dados onde fica tudo meu. Muita coisa na minha pasta home por exemplo é atalho para /dados. Pq não guardo nada em home, aliás a própria home pode ficar em qualquer lugar.
Quando preciso que um Binário seja executado tipo no path, eu apenas crio um atalho dele para a pasta /usr/bin
Vale lembrar que programas ao serem instalados default eles ficam espalhados no sistema em pastas diferentes, não somente nas bins. Motivo pelo qual definir a instalação te permitiria sim colocar eles em apenas 1 pasta somente!
Lembrando vai exigir conhecimento, do que está fazendo para cada programa que se comporte diferente.
Começe estudando como instalar e como funciona a instalação de programas pelo Source.
Aprenda como funciona o Make.
Por exemplo, o Firefox, basta vc descompactar ele para uma pasta qualquer. As pastas que ele criar na Home, mova elas para sua pasta, deixando lá os atalhos para onde vc moveu. Crie um link do binário dele para a pasta /usr/bin e ele executará facilmente, pode inclusive criar atalhos gráficos também criando o arquivo na pasta home, ou um atalho para sua pasta também.
Mas cada programa terá sua própria forma de se fazer, por isso precisa aprender antes!