meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 27/08/2009 - 10:14h
A escolha da distro mais apropriada para o seu uso vai depender de vários fatores e principalmente do uso que você pretende. Quanto ao suporte e ativação ao wireless, sugiro que você escolha alguma das distros com kernel mais atualizado, de preferencia no mínimo o 2.6.28 que já trouxe suporte nativo do kernel a uma gama muito mais ampla de placas wireless, incluindo aquelas anteriormente mais complicadas que obrigavam a compilação de módulos específicos quando a alternativa de uso do ndiswraper não funcionava, como por exemplo muitas placas Atheros.
Para facilitar a escolha, a melhor alternativa será testar algumas distros a partir de mídia do tipo Live, onde você já poderá ter uma boa idéia da performance e da ativação do seu wireless.
No caso do meu NoBo (NoteBook), consegui fazer com que o LED do wireless funcionasse, apenas usando o sidux e a partir das versões 2009-01 e 2009-02. Com nenhuma da outras distros que testei, consegui esta proeza.
No caso de outras distros cujo kernel tinha versão anterior ao 2.6.28, embora compilando o módulo especifico da minha placa, o wifi funcionava normalmente porém não ativava o LED. No final das contas, embora seja bom ter o LED operando para saber pelo menos quando tudo está funcionando bem, o mais importante era ter o wifi operando normalmente.
Para pelo menos ter a informação sobre a versão do kernel que você tem instalado, digite na linha de comando depois de abrir um terminal:
$ uname -a
Vai aparecer a versão do seu kernel.
Para saber mais informações a respeito da distro instalada, procure abrir algum aplicativo cujo nome seja algo parecido com Centro de Controle, ou Centro de Informações do KDE (Menu K >> Sistema) se for o caso de estar usando este Gerenciador de Janelas.