Onde estão minhas partições [RESOLVIDO]

13. Re: Onde estão minhas partições [RESOLVIDO]

Maquiel Bibiano
mabibiano

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/01/2009 - 22:29h

Não ta claro a resposta, que a partição estará dentro do sistema de arquivos, compreendi, mas como a identifico ?

Comparando (isso é inevitável) com windows eu vejo a partição lá, ta claro que é a outra parte do hd, e no linux como saberei o nome que essa partição recebe dentro do sistema de arquivos ?

O diretório HOME vai existir mesmo que haja apenas uma partição.


  


14. Re: Onde estão minhas partições [RESOLVIDO]

Relsi H. Maron
relsi.ramone

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/01/2009 - 11:08h

Olha só, tu tah entendendo só não está compreendendo! =P

esquece essa coisa de que no windows é assim, no windows é assado, no linux é diferente pois o sistema é diferente, você pode encontrar coisas parecidas mas só na aparência.

Quando tratamos de arquivos e diretórios no Linux, estamos tratando de tudo. Diferentemente do Windows, que trata dispositivos de hardware como tal, no Linux tudo é arquivo, ou seja, um disco rígido é um arquivo, placa de som, etc...

Esquece o windows e foca no funcionamento do linux, senão tu não vai compreender mesmo.

Bueno, voltando a partição do home. Quando tu cria uma partição separada para o home, o linux não mostra ela como "partição tal", ele vai mostrá-la simplesmente como o diretório "home", dentro do sistema de arquivos(/), entendeu? Ele sabe que está em outro disco, mas para ti isso não faz diferença, a não ser quando for reeinstalar o sistema.

Se tu não criar um partição separada para o home, o linux vai criar o diretório home na mesma partição do sistema, porém quando tu for reeintalar o sistema irá perder os dados que estão gravados nesse diretório, pois a partição será formatada.

Eras isso, de uma olhada mais aprofundada no sistema de arquivos do Linux, e não tenta aprender comparando com o windows pois o sistema é diferente mesmo, começa a estudar ele como uma coisa nova, que dai tu vai começara entender melhor.

Um abração!

Rls
http://relsiramone.blogspot.com


15. Re: Onde estão minhas partições [RESOLVIDO]

Fabio Mangueira
trunksd2

(usa Debian)

Enviado em 05/01/2009 - 16:34h

Pra você "ver" a partição, acesse a pasta /dev. lá deverão estar todos dispositivos do seu pc, inclusive HD e suas partições

Funciona assim:

As HDs IDE têm “h” em no inicio de seu nome e as SATA e SCSI têm “s”. Após o “h” ou o “s”, virá a letra “d” seguida de uma letra que representa a porta lógica que ele utiliza “a” para primary master, “b” para primary slave e assim por diante.

As partições por sua vez recebem o nome do HD + um número seqüencial começado por 1, de acordo com a ordem que elas aparecem no disco.

Ou seja, se você quiser ter certeza dos hds reconhecidos nas maquinas e de suas partições, tente usar os dois comandos:

# ls -al /dev/hd*

e

# ls -al /dev/sd*

Vamos supor que você tenha um unico HD sata ai, com 3 partições. Ai, na execução do segundo comando, você terá 4 linhas de respostas parecidas com :

brw-r----- 1 root disk 8, 0 2008-12-19 13:35 /dev/sda
brw-r----- 1 root disk 8, 1 2008-12-19 13:35 /dev/sda1
brw-r----- 1 root disk 8, 2 2008-12-19 13:35 /dev/sda2
brw-r----- 1 root disk 8, 3 2008-12-19 13:35 /dev/sda3

Onde sda representa a HD e os sda1 a sda3 representam as partições.

Além disso, você pode utilizar o comando "df -h", que irá listar o uso de cada uma dessas partições e acaba ajudando na visualização do HD.

Fora isso, basta entender, que pra utilizar as partições é usado um comando chamado mount, que faz com que os dispositivos listados em /dev fiquem disponiveis para uso "humano" através de endereços como : / ou /home ou /var. Mas não se preocupe por hora com o comando mount, pois ele é executado automaticamente quando se incia o micro montando partições de acordo com o arquivo /etc/fstab

Abraços.


16. Re: Onde estão minhas partições [RESOLVIDO]

Maquiel Bibiano
mabibiano

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/01/2009 - 23:57h

relsi.ramone
Sua resposta foi perfeita, agora entendi a diferença de /home com uma única partição e /home com duas partições.

trunksd2
Muito boa sua explicação, entendi que se eu tiver 2 hd´s, um sata com duas partições e um ide com mais duas os dispositivos seriam listados assim:

/dev/sda1 e /dev/sda2
/dev/hda1 e /dev/hda2

Se tivesse dois hd´s com mesmo tipo de conexão a letra do segundo HD mudaria de "a" para "b".

Ainda me resta mais uma dúvida, tenho um hd de 60gb, fiz 4 partições:

20gb ext3 onde instalei o sistema
20gb ext3 vazia
19gb ext3 vazia
1mb swap

Acontece que nessas duas partições vazias só aparece um diretório com o nome de "lost+found" e não me permite acesso.

O curioso é que isso não acontece quando converto essas partições vazias para fat32 ou ntfs, nesse caso elas ficam completamente acessíveis para leitura e gravação de dados.

Pesquisei bastante sobre isso e não consegui encontrar uma resposta clara a repeito.



17. lost +found

cleidson
cleidson@debian

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/01/2009 - 00:36h

de uma olhada aqui e vê se é útil. http://www.linuxnopc.com.br/lpc/index.php?option=com_content&view=article&id=52:manilando-ar...


18. Re: Onde estão minhas partições [RESOLVIDO]

Fabio Mangueira
trunksd2

(usa Debian)

Enviado em 06/01/2009 - 11:30h

mabibiano, blz?

É basicamente isso mesmo que você entendeu. Só alguma considerações:

O que vai determinar se uma hd IDE é hda ou hdb e assim por diante, é sua posição na controladora. Antigamente, o normal era existir duas portas ides (primary e secundary) e em cada porta é possivel adicionar duas HDS (master e slave).

Desta maneira, uma HD ligada na segunda ide e com jumper para slave será necessariamente a "hdd", independente de haver ou não outra hd IDE no sistema.

OBS: Mesmo quando ligado no ide, o CDROM é reconhecido de maneira diferente, geralmente: /dev/cdrom. Portanto, não se confunda.

O HD SATA, por sua vez, não respeita a porta que está conectada. Se houver apenas um, ele será o "sda", independente da porta usada dentro do pc.

OBS: dispositivos como os pen drives são reconhecidos também como SD*


Por último, a "pasta" LOST + FOUND é um recurso de recuperação de dados utilizado pelo linux e é chamado de journaling. Ele marca a diferença entre o ext2 e o ext3 e você não deve ter acesso mesmo. Não vou falar muito mais pois vou acabar dizendo algo errado, se já não o fiz.

Abraços.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts