
niquelnausea
(usa Arch Linux)
Enviado em 08/11/2019 - 17:08h
1 - Porque existem programas para criar pendrive bootavel? Pra criar um pendrive bootavel não seria só pegar a iso, extrair, e os colocar os arquivos que foram obtidos da extração no pendrive já formatado?
não. a maioria das imagens iso das distros linux já vem configuradas para serem clonadas em cartões ou pendrives, mas simplesmente copiar o conteúdo não costuma funcionar. são funções diferentes. no caso do windows (versões mais antigas), existem ainda mais diferenças;
2 - Porque existem ferramentas para formatar pendrive? não é simples como, dá um ctrl+a e depois deleta tudo, ou então é só da "rm -r *" dentro do pendrive?
se formata para mudança de sistema de arquivos ou correção de erros, alteração de tamanho da partição, reconstrução de tabelas ou mesmo inutilização de dados no mesmo. deletar e formatar são coisas diferentes;
3 - Tem como mudar de distro sem nenhum dispositivo de armazenamento a mais (Quero instalar a distro na minha máquina eu não usando uma máquina virtual)? Por exemplo, ao invés de você fazer um pendrive bootavel, da pra criar uma nova partição no hd que você tá usando e torna-lá bootavel?
quase isso, é possível ter quantos sistemas você quiser, desde que respeite as exigências da cada um. entre windows e linux, o grub (gerenciado de boot) resolve isso. é obvio que existem configurações que devem ser feitas, ou ajustes manuais, mas é possível.
sobre o disco, também existem exigências como o formato mbr ou gpt, tamanho da partição, formato, e compatibilidade com o sistema que pretende usar.