lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 11/06/2013 - 13:19h
adilima28 escreveu:
Como programas como o k3b, xine, vlc e outros sabem que tem uma mídia no drive de cd já que nâo há um acesso direto ao hardware e tudo é feito via o shel que separa o usuário (programas) e o kernel (máquina)?
Usando o mount não é feita esta informação e assim o programa, no caso de instalação, não detecta a iso montada. Se notares, o acetone além de montar a iso, simula um dispositivo tipo hd que aparece no nautilus como uma unidade. Se montar uma iso de um OS o virt-manager nao a detecta se for configurado para instalar via cd, só detecta a iso pura, não montada. Montar é simples, mas como fazer o sistema "pensar" que é um cd/dvd (/dev/sr0, 1, 2, ...)?
Não. Esses programas verificam o dispositivo /dev/sr0 (o drive de CD) e verificam se ele está montado ou poderia ser montado. Aí tem uma camada que cria um link simbólico entre o ponto de montagem e a GUI, para que o link simbólico aponte para o diretório no qual o dispositivo foi montado.
Prova:
Coloque um CD com coisas no computador. Depois que ele abrir no gerenciador de arquivos gráfico (Nautilus, Dolphin, Thunar, esses lixos - pra mim gerenciador de arquivos é o Midnight Commander), rode o comando mount. Você vai ver que o sistema montou o dispositivo correspondente ao seu disco em um diretório (tipicamente /mnt/cd0 se foi um CD ou /mnt/dvd0 se foi um DVD).
Se você precisa tanto que apareça como um link simbólico gráfico no Nautilus, porque você não descobre onde a montagem automática monta um CD de dados e monta a iso no mesmo lugar?