Vitor Mangra
(usa XUbuntu)
Enviado em 30/11/2011 - 02:37h
O problema da HP é que tudo feito pela HP é amaldiçoado.
Eu tenho aqui na minha loja, literalmente, cento e poucos laptops da HP empilhados - todos com placa de vídeo queimada.
Muitos dos meus clientes vêm aqui com HP's que não funcionam mais e eu já cansei de fazer reflows nas placas de vídeo de diversos laptops - alguns dão certo e funcionam por alguns meses, outros funcionam por anos e outros não funcionam.
O suporte técnico da HP é realmente medíocre. Não compre. Quem avisa, amigo é.
Por se tratar de brinquedos tão caros, laptops merecem um investimento um pouco maior, porque perder a grana investida num laptop não é brincadeira.
Se quer um laptop que vai durar por anos, vá de Toshiba. São raros os Toshibas que dão problema - e quando dão, são facilmente recuperáveis (e baratos).
Tá certo que um Toshiba custa mais caro que um HP, mas a qualidade é bastante superior.
Infelizmente, a HP decidiu ampliar o leque de negócios e saiu das impressoras para partir para as câmeras digitais, laptops, desktops, equipamento para redes (HP Procurve) e até servidores. No fim das contas, perderam a concentração nas impressoras (que há dez anos atrás eram as melhores do mercado) para investir em outras áreas e assim, tudo que eles fazem é de "média" qualidade.
Mesmo assim, se quiser insistir, NÃO COMPRE UM HP COM PLACA DE VÍDEO DA NVIDIA!!! Os chipsets feitos pela Nvidia são pavorosos e ainda por cima a HP contribui com o superaquecimento com gabinetes para lá de mal-feitos.
Quanto à compatibilidade, não tem problema nenhum. Cansei de instalar várias distribuições do Linux em laptops da HP (e também rodar Live-CD's aos montes) e todo o hardware é facilmente detectado e totalmente compatível. Eventualmente você vai encontrar um ou outro hardware que dá uma zica, mas sempre se dá um jeito. Falando de forma realista, a pior das hipóteses será ativar um driver proprietário de uma placa de vídeo qualquer. Fora isso, tudo instala normalmente. A menos que você seja o sujeito mais azarado do mundo e se depare com um modelo meio temperamental.