pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 27/11/2011 - 23:12h
meinhardt_jgbr escreveu:
Acho que senão todas, pelo menos a maioria das distros vai ter que tratar de disponibilizar as suas versões 64 bits meio logo, pois no ritmo que a coisa vai, com cada dia maior numero de portáteis com processadores para 64 bits, a impossibilidade de uso desta característica vai se tornar grande razão de frustração para os usuários Linux. Embora seja informação disponível em várias fontes, pelo menos de acordo com aquilo que li, o uso de distros para 64 bits não vai significar nenhuma melhora notável de performance em aplicativos de uso normal, apenas em alguns poucos, onde exista a exigência de capacidade de processamento de grande quantidade de dados em paralelo, aproveitando assim a existência de núcleos múltiplos. Todo e qualquer usuário, inclusive eu, não poderá aceitar pacificamente que tendo comprado um equipamento novo, com características diferenciadas, com arquitetura de processador de núcleos múltiplos, podendo operar com 64 bits encontre tanta dificuldade para que a sua distro preferida não tenha disponível este tipo de versão. Ninguém acredita pacificamente que uma alteração desta magnitude (de 32 para 64 bits) não venha a provocar melhoras de desempenho em aplicativos normais e corriqueiros e no minimo vai querer experimentar para ter certeza disto.
Particularmente, já estou quase convencido de que não havendo a alternativa de 64 bits, havendo a de 32 bits que funcione, tudo bem. Gostaria de ouvir entretanto as opiniões dos companheiros aqui do VOL, que tenha equipamentos para 64 bits, se notaram afinal alguma diferença de performance e em que tipo de aplicativos.
Não tenho achado diferença entre 32 e 64 bits, sendo que agora posto do Debian 6, Kernel 2.6.32, 64 bits, que está na mesma máquina que o Ubuntu 10.04-3-LTS, Kernel 2.6.32-PAE, 32 bits. Na mesma máquina, com 4 GB de RAM e, em tese, o mesmo Kernel, a velocidade é a mesma nos programas do dia a dia (browser, reprodutores multimídia, libreoffice, thunderbird etc.).
Acho que a única distro que não tem versão 64 bits é o PCLinusOS. Até o Slackware, que foi do contra com os 64 bits, já tem essa opção.