albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 19/03/2013 - 13:36h
se for usar para guardar musicas, cartas, docs etc....seus. se o pen for grande, vc pode fazer duas partições nele uma Ext4 (ou xfs, reiserfs) e colocar os arquivos de linux nele,
a outra partição, faz em NTFS, mas... lembre que Windows não vê partição Linux, porisso só coloque nessa partição 'que só vai ler enm linux
.
Se vc quer uma partição pro pendrive inteiro e quer que tanto em linux, como em win, vc veja todos os arquivos e possa manipula-los, use NTFS no pendrive inteiro.
a chave do truque é a seguinte: Windows não lê partições Linux, Linux lê partições Windows (embora use menos bem do que usa as dele).
Agora Vfat e FAT32 são obsoletos nos dois, não sei porque os fabricantes de pendrive insistem em usá-las
Pelo que entendí, vc precisa ler tudo, tanto em windows como em linux, então USE NTFS NO PENDRIVE TODO.
Se vc quer usar no windows, aqueles aplicativos que o pendrive tem default. faça o seguinte, crie uma pasta e copie aqueles arquivos que vem no pendrive quando ele é comprado. Aì, vc reformata para NTFS (pode usar tanto o win como linux, como o Gparted para isso)
Depois vc recopia os arquivos que colocou na pasta, para o pen, e pronto,vc tem o pendrive igual novo, só que formatado para NTFS que é melhor.