Rei Tenguh
(usa Arch Linux)
Enviado em 11/09/2012 - 00:07h
Esses tempos passei por um problema grave: perdi dados importantes em um HD externo, por todo um processo que começou por conta dos dados estarem fragmentados.
Então fui pesquisar melhor sobre aquela velha lenda de que arquivos não se fragmentam em Linux, e descobrí que estava vivendo uma mentira: os arquivos da pasta /home/ fragmentam-se SIM, ainda mais os baixados por p2p, e isso a um nível que atrapalha sim a performance. E, ainda pior, o que aconteceu comigo: arquivos criados em Linux com permissão de "apenas leitura" causam catástrofes ao se tentar desfragmenta-los por outros sistemas.
Explicada a situação, pra NINGUÉM VIR ME DIZER QUE NÃO PRECISA DESFRAGMENTAR ARQUIVOS EM SISTEMAS LINUX...
... a minha questão é relacionada ao programa "shake", que propõe-se a ser um desfragmentador com possibilidades de ação mesmo em partições e sistemas de arquivos montados.
Mas só que: "You have to mount your partition with the user_xattr option"
Tá, e como que eu deveria fazer isso? Seria colocando regras para montagem do HD externo no udev? Se sim, como que eu faço isso? Ou seria colocando algo em /etc/fstab (que não tem nada lá referente a mídias externas)? Se sim, como?
Alguém poderia por favor me ajudar com esse "You have to mount your partition with the user_xattr option"?
Obrigado, e abraços.
____________________________________________
P.S: não sei falar em inglês. Até entendo algo do que leio (o suficiente pra saeguir a Wiki de instalação do Arch, por exemplo) mas não falo. E obviamente isso tem sido um grande problema nesses 3 ou 4 dias que estou TENTANDO ler sobre isso pela net.