removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 08/06/2017 - 18:47h
ricardogroetaers escreveu:
NULL_ ,
Voce declara que tem:
- Um HD de backup morto a pouco tempo. Será que tá morto mesmo?
- Um HD Seagate aparentemente apresentando problemas.
- Um SSD Sansung aparentemente funcionando.
E parece não ter um drive SATA de CD/DVD que lê, grava, voa, etc, que não custa nem R$60,00? E fica se estressando com gravação de "iso" em pendrive?
Eu já teria partido para as vias de fato (não estou recomendando que faça isso):
- faça backup dos seus dados (texto, fotos, planilhas, projetos, vídeos, etc) para uma mídia qualquer. Lembre que sistemas operacionais e programas podem ser reinstalados mas se perder seus dados o prejuízo é grande.
- desabilite SMART no setup da máquina (se houver essa opção), eu não uso isso, não vou usar e não me arrependo. Qualquer coisa volte a habilitar depois.
- Com um programa de edição de disco (o próprio da Seagate serve):
preencha com zeros, pelo menos o 1° cilindro ou a "cabeça" e o "rabo" do disco ou opcionalmente o disco inteiro (opção muito demorada, pode levar semanas)
ou
- com um programa de particionamento, "wipe" o disco inteiro.
"wipar" -> significa apagar mesmo os setores do disco de forma que nada possa ser recuperado. Na prática nunca ví um programa moderno fazer isso de fato.
- reparticione seu disco e reinstale tudo a partir do zero. É recomendável deixar uma partição grande para guardar dados importantes. Essa partição deve ter um sistema de arquivos que possa ser lido por qualquer dos sistemas operacionais que voce vai instalar. Eu uso FAT32C (tambem chamada de FAT32 LBA ou Fat32 12/ch) e não tô nem aí se é primitivo, obsoleto e o escambáu, funciona e não me dá problema.
Engraçado, eu pessoalmente não tenho um leitor CD/DVD exatamente pelo mesmo motivo que você descreveu "gravar iso no pendrive", porque é um saco, sem falar que tem de comprar 1 CD novo apenas para gravar 1 única .ISO. Um pendrive é muito, muito, mais eficiente, e rápido, e ecológico. (a .ISO da Seagate foi única que eu não consegui gravar nele, todas as outras, literalmente "sudo dd if=*.iso of=/path/do/pendrive"). Já mencionei que um pendrive não oxida tão rápido quanto um CD/DVD? E que com um pendrive de 32GB da de literalmente por 8 SOs completos [de 4GB cada] usando ferramentas como o YUMI - Multi-boot?
Vou testar o HD de backup antigo de novo, em outro computador. Porem eu duvido que ele não tenha morrido, sério,
eu chamaria um padre para benzer, porque aguentar 10 anos, e mais de 6 anos ligados [da ultima vez que tinha lido o SMART dele], sem contar que devo ter escrito nele, foram mais de 10 instalações de SO [desde o Win7, até o Win 10 com dual-boots junto com o Ubuntu Mate, depois a energia caindo e corrompendo o SO (eu odeio você, cara companhia de energia) e eu re-instalando tudo novamente], e as máquinas virtuais. Ele morreu [aparentemente] com a "agulha" presa, pois certo dia não conseguia ligar o PC, olhei os logs, descobri que o SO não conseguia montar o drive, tentei por ele de novo, nada, notei ele "clickando" ao dar boot e sepultei o dito cujo.
Eu acho que escrever o disco com zeros é demais para o meu proposito, é mais fácil só formatar ele (apagando a tabela de partições, e criando uma nova),
porem, eu estava lendo, em uma pesquisa da google (link: https://research.google.com/pubs/pub32774.html (clique no ícone de PDF)) que apesar de o SMART ser um bom teste, ele ainda tem grandes chances de dar um falso-negativo, o que considerando tudo, é o que me parece ser. Vou ver se acho a nota fiscal do HD e se eu ainda posso pedir a devolução (acho que ainda está na garantia).
Despite those strong correlations, we find that
failure prediction models based on SMART parameters
alone are likely to be severely limited in their prediction
accuracy, given that a large fraction of our failed drives
have shown no SMART error signals whatsoever.
EDIT: Só fiz testes SMART no HD, pois só notei arquivos da minha /home (o HD) sendo corrompidos, o "Linux sendo corrompido" precede a instalação do HD (Antes de eu comprar o SSD, a / e a /home ficam num disco só, o HD). Creio que o SSD está bem. E nessa instalação que eu fiz no SSD, eu não notei arquivos da / sendo corrompidos, isso não indica que ele está 100%, porem qual seria as chances de, "convenientemente", o SSD não corromper os arquivos da / após sua instalação?