wandows
(usa Debian)
Enviado em 03/11/2012 - 06:50h
leandro escreveu:
A detecção de hardware no Linux está ligada diretamente ao Kernel Linux e seus módulos.
Você pode melhorar o suporte a hardware simplesmente atualizando o kernel para uma versão mais recente (quanto mais recente o kernel, melhor o suporte a novos dispositivos).
Ou, se tiver experiência, você pode compilar um kernel habilitando novos módulos.
Mais informações você encontra aqui:
http://www.hardware.com.br/artigos/suporte-hardware-linux/
Agora, como você está usando o Kernel Liquorix, você tem uma pequena perda de detecção de hardware, se comparado ao kernel padrão do Debian, e mais ainda ao Kernel série 3.2 do backports. Normalmente estes kernels voltados ao desempenho costumam deixar de lado a melhor detecção de dispositivos. O contrário também é verdadeiro, uma vez que kernels muito genéricos (com melhor suporte a hardware) tem um desempenho levemente inferior.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Desde já Leandro muito obrigado pela resposta.
Instalei o kernel Liquorix pelo fato de que além atualizado haveria melhor detectação hardware, mas agora pude ver o quanto a minha idéia estava equivocada em relação ao kernel Liquorix, pensava eu que esse kernel tivesse uma ótima detectação de hardware.
Em relação a compilação do kernel (já segui vários tutoriais, e sempre achei que fosse a melhor alternativa) já tentei por algumas vezes, mas sem sucesso. Após a compilação e instalação há sempre uma paralização do sistema durante o boot "intramsfs".
No meu caso como vou utilizá-lo apenas como Live CD e para manutenção, o desempenho não teria tanta relevância e sim o funcionamento.
Como uso o meu Live CD apenas para manutenção, seria melhor sempre usar a última versão do kernel.
Você poderia me indicar algum kernel com melhor detectação de hardware ou um tutorial para compilação do kernel?