igorx94
(usa Gentoo)
Enviado em 22/12/2009 - 17:49h
Olá, esse seu problema é bem comum para os iniciantes no gentoo, por coincidência instalei meu gentoo ontem mesmo e quando fui baixá-lo (final de semana) acabei baixando o Live dvd 10.0 também. Estou escrevendo um artigo sobre Gentoo para tirar a dúvida de outras pessoas que também tenham esse problema. No meu artigo vou detalhar muito mais, é claro, mas aqui posso lhe passar uma base excelente, para você entender direitinho.
O Live DVD 10.0 é um LiveDVD de comemoração devido aos 10 anos do Gentoo (acho que foi no mês 7 se não me engano, mas sei que foi nesse ano mesmo), e - se prepara - não tem um instalador próprio. É possível instalar por ele assim como é possível instalar via outra distribuição ou LiveCd (como o do Ubuntu, por exemplo), para isso há vários tutoriais aqui no VOL. Mas há duas outras opções do Gentoo.
O LiveCD 2008, tem uns 700MB e é um LiveCD com X também (assim como o LiveDVD), e tem um instalador gráfico (gtk) e um de console, o de GTK é bem prático e simples. O LiveCD 2008 é pra ser usado como instalação networkless (ou seja, offline, sem uso de internet), mas o problema é que seus pacotes vão ficar desatualizados (vão ser usados o do LiveCD, portanto de 2008), mas é claro que dá para atualizá-los depois com os simples comandos emerge sync, emerge system e emerge world, isso se você tiver a necessidade de atualizá-los (provavelmente terá). Além da vantagem de não precisar usar a internet, ele vem com alguns outros pacotes incluídos que você pode escolher instalar (ele pergunta, na instalação, quais você vai querer instalar) como por exemplo o xorg-x11, gdm, xfce4...
A outra opção é o Minimal CD, tem uns 100MB, é utilizado para instalar com a internet, pois você baixará o stage3 (pacote .tar.bz2 contendo o sistema básico (pastas e arquivos /etc, /lib ...)) e o kernel, além de precisar baixar outros pacotes (havendo a necessidade, por exemplo, de um cliente dhcp). A vantagem é que você terá um sistema já com os últimos pacotes.
Mas talvez lhe venha a pergunta: Pra que serve o LiveDVD então? Como eu disse anteriormente, é um DVD de comemoração, ele não é nada mais, nada menos do que um DVD com uma seleção de pacotes (bem interessantes). Nele vem o gnome, o kde... por isso é tão grande 2,6GB
Talvez você esteja chateado, pois deve ter levado bastante tempo para você baixar o LiveDVD, mas agora vai ficar bem feliz. Você pode usá-lo para instalar os pacotes que ele contém, como por exemplo o kde, gnome, firefox... (tem muitos pacotes), e como é do mês 7 (se não me engano), não estão tão desatualizados, bastando um tempinho apenas para atualização dos pacotes. Assim você evita perder mais horas tendo que baixar esses pacotes.
Já escrevi bastante coisa...
Acho que já está bem esclarecido.
Boa sorte com sua instalação ( é bem divertida ) :)
Qualquer dúvida é só falar.
Abraços,
Igor