Grinder
(usa Slackware)
Enviado em 08/10/2015 - 16:03h
kyetoy escreveu:
A menos que tenha um monitor game (tipo Benq), um processador de 4 núcleos e jogos com NVIDIA PhysX ativado não terá NENHUMA vantagem em ter um FPS gigantesco.
Simplesmente o monitor descarta os frames que não consegue exibir. Mas, observe que a placa de vídeo, o processador e a memória estão trabalhando para criar esses frames a toa.
Ainda existe a limitação de um hardware que não vai mudar, chamado "Olho Humano". Seu Olho tem um limite de frames que pode processar, ainda tem seu cérebro, seu nervo ótico e as limitações de tempo de reação a estímulos físicos.
O cinema, por exemplo, tem 100 anos que usa 24 quadros por segundo. Por mais que a tecnologia melhore, e existem várias tecnologias mudando isso, esse valor é suficiente para
um ser humano normal ver um filme sem perdas.
Usar FPS muito altos só está forçando seu hardware sem nenhuma "vantagem" pratica.
Existem cálculos que podem ser feitos com os FPS em relação ao Hz para melhorar a fluidez, pelo menos meu olho e de vários outros FPS players enxergam.
A teoria é FPS = Hz do Monitor
Porém se você dobrar a taxa de FPS do Hz, você terá mais fluidez/maciez no mesmos 60hz do Monitor.
Oq que quero dizer é, se você tiver um monitor de 60hz e acha que 60FPS é a melhor opção, está enganado. Melhor opção é 120fps.
Pode pegar qualquer jogo, um Dota2 mesmo como exemplo, suponhando que você tenha um monitor de 60hz. Vai no console do jogo e digite fps_max 60 e jogue um pouco e depois vai no console e digite fps_max 120 e jogue. Em teoria vc estaria limitado a fluidez pelos 60hz do monitor, porém quando você dobra as taxas de FPS o jogo fica muito mais macio.
Isso tudo que eu disse é com Vsync OFF, pois quando você liga o Vsync você não consegue aumentar a taxa de FPS acima dos Hz do monitor.
Quanto ao autor do tópico, é que seu fps do glxgears está sendo limitado pelo vsync.
Sem contar que há uns 10 anos atrás existiam os monitores CTR com 85hz 100hz 125hz, etc. Nessa mesma época já fazia diferença ter mais que 60fps, alias 60fps eram horríveis de se jogar.
Hoje existem os monitores de 120hz e 144hz, justamente para você rodar com 120fps ou 144fps
Quanto ao cinema, eu não consigo assistir mais filmes em televisão que não tenham aquela opção de Motion/Sync, que justamente faz é deixar a imagem macia devido aos precários 24fps
Sem contar os filmes em 3D, filmes 3d usam 120hz :-)