removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 27/04/2021 - 22:28h
Sinceramente, não gostei do Cosmic.
Ele coloca uma dock na parte inferior da tela e continua com a barra superior e barra de título enormes do Gnome. Isso limita muito o espaço horizontal na tela, embora seja possível até ocultar a dock e alterar seu posicionamento nas configurações.
A dock também traz os mesmos atalhos existentes na barra superior do Gnome, o que na minha opinião é totalmente redundante. Além disso, a tecla SUPER abre uma linha de comando (estilo EXECUTAR do Windows) enquanto deveria estar abrindo o menu de aplicativos / atividades (bem, isso é configurável, mas o padrão não me agrada). Acho totalmente desnecessário esse menu EXECUTAR que é ativado na tecla SUPER, pois o menu do Gnome também permite pesquisa e tem funcionalidades bem completas.
Ao meu ver, é uma interface muito mal pensada e projetada. Os ícones da dock são feios e parecem ter sido feitos por uma criança usando o Paint. Sei que pode mudar até a versão final, mas o que vi me desagradou seriamente tanto no conceito de aparência quanto no conceito de usabilidade, não é nada produtivo ter menos espaço horizontal para os meus aplicativos. Eu acredito no conceito de que o desktop environment tem que focar nos aplicativos e não em barras, mensagens e frescuras. Afinal, o que o usuário quer? Frescura ou aplicativos?
No entanto, é notório que trata-se apenas de uma coleção de extensões e não um fork. Não acredito que a empresa System76 tenha cacique para sustentar um Desktop Environment sozinha. Observem que nem a Canonical e nenhuma empresa do mundo Linux sustenta um desktop environment, o Unity da Canonical já foi abandonado em desfavor do próprio Gnome. A equipe do Mint mantém o Cinnamon, este sim é um fork do Gnome Shell, mas mesmo a equipe do Mint não apresenta muitas novidades para o Cinnamon.