meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 22/09/2010 - 21:59h
Vamos então a uma resposta ou perspectiva mais simplista ao nível de quem é usuário sem a menor preocupação em entender linguagens de programação, kernel, etc.
1 - Linux é um sistema operacional, da mesma forma como os windows, o Unix, o DOS, o Mackintosh, e outros.
2 - Um Sistema Operacional (S.O.) é uma "camada" ou elo na cadeia de comunicação entre a vontade do usuário que é quem comanda a máquina e esta máquina.
3 - Entre o Sistema Operacional e o usuário, ainda existe outra "camada" física que são os itens do hardware que permitem transmitir de forma compreensível pelo homem a vontade do usuário, que seriam, mouse, teclado, detector de impressões digitais, sensores infravermelhos, tela sensível ao toque, etc, enfim todos aqueles itens de "entrada" de comandos bem como os de saída, como tela, equipamento de som, etc, que servem para comunicar ou confirmar ao usuário que a máquina entendeu ou recebeu devidamente os comandos. Estes itens são também conhecidos como de E/S (Entrada/Saida) ou I/O (Imput/Output).
4 - Da mesma forma, no lado da máquina existe uma outra "camada", desta vez lógica e não física responsável pela "tradução" dos comandos recebidos do usuário via Sistema Operacional para os comandos que a máquina entende que é o assembler (outra linguagem de programação), uma linguagem de áquina.
5 - O linux como os outros S.O. são apenas um elo na cadeia de comunicação entre a vontade do usuário e a máquina.
O resto, os companheiros acima já explicaram muito bem, como por exemplo GNU, kernel, etc.