shurecao
(usa Fedora)
Enviado em 16/09/2016 - 13:20h
boa tarde galera ,vi essa materia no site do diolinux que fala sobre como melhorar o consuo de bateria no linux so que [e np ubunto alguem ai sabe como fazer o mesmo no fedora 24
Problemas com o consumo da bateria de notebooks com Linux são reais. Diversos usuários reclamam que não obtêm o mesmo consumo de energia, de suas baterias, como no sistema Windows. Mesmo nos principais sistemas Linux, tais como: Ubuntu, Fedora e OpenSuse isto é dito. Para resolver completamente este problema, existe uma ferramenta que controla/gerencia os recursos de hardware do seu notebook juntamente com um melhor uso da sua bateria! Caso este seja seu problema, pode usar o TLP – uma ferramenta projetada para todos os notebooks, que faz ajustes automaticamente para que o seu sistema faça uma melhor utilização de energia da bateria.
Este artigo foi baseado na distribuição Ubuntu 12.04 LTS. Contudo, de acordo com a Documentação Oficial, a ferramenta está disponível nas principais distros (Arch Linux, Debian, Fedora, Gentoo, openSUSE e Ubuntu, por exemplo).
O TLP é uma ferramenta que trabalha via linha de comando que aplica automaticamente alguns ajustes de acordo com a sua distro e do hardware do seu notebook. Além do mais, ela tem a opção de aplicar ajustes manuais no seu sistema, como habilitar/desabilitar WiFi, Bluetooth, 3G e etc, e configurações a nível de Kernel.
Instalando
O TLP não substitui a ferramenta padrão do seu sistema, como no caso do Ubuntu – PowerStat (Estatísticas de Energia); e sim aprimora a utilização dos recursos de hardware do seu sistema a fim de obter melhor desempenho no consumo da bateria do seu notebook.
De acordo com a Documentação Oficial, antes da instalação do TLP é preciso remover o pacote laptop-mode-tools:
sudo apt-get remove laptop-mode-tools
Posteriormente, siga com a instalação nos sistemas derivados do Debian:
sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp
sudo apt-get update
sudo apt-get install tlp tlp-rdw
Se seu notebook for da família ThinkPad, execute mais este comando:
sudo apt-get install tp-smapi-dkms acpi-call-tools
Para a instalação em outras distribuições acesse a Documentação Oficial
Pronto, o serviço será iniciado automaticamente no próximo boot do sistema, mas se você quiser iniciar ele manualmente, é só digita o seguinte comando:
sudo tlp start
Configuração
Como dito anteriormente, a priori você não precisará fazer nenhuma configuração. Contudo, caso haja alguma necessidade ou você se aprofunde mais no uso da ferramenta; todas as configurações do TLP estão contidas no arquivo /etc/default/tlp
Link Documentação de configuração do TLP
Verificando o TLP
Execute o seguinte comando para verificar se o TLP está rodando normalmente:
sudo tlp-stat
e verá uma saída, logo no início, como essa:
+++ System Status
TLP power save = enabled
power source = …
Será que funciona ?!
Resolvi fazer um teste prático no meu notebook Dell Inspiron 1545
Antes de instalar o TLP, arquivei uma amostra de como estava o consumo da bateria, usando a ferramenta powerstat:
De acordo com a imagem acima, meu notebook estava com um consumo médio de 18.55 Watts e me dava previsão de 1h e 30 min para descarregar :(
Logo após a instalação do TLP (como visto aqui), obtive o seguinte resultado:
Sendo assim, de acordo com a segunda imagem, meu notebook estava com um consumo médio de 10.57 Watts e me dava previsão de mais ou menos 2h e 20 min para descarregar :)
Então pude concluir que, de fato, a ferramenta TLP cumpre o que promete. Como o meu notebook já tem uns 3 anos de uso acabei relevando alguns pontos! Mas no caso de você, conte-me o que obteve!!
Mais Informações
Documentação Oficial
How to Improve Laptop Battery Life and Usage in Linux Using TLP
Powerstat: Power Consumption Calculator for Ubuntu Linux
Onde encontrei a imagem de cabeçalho?
Sobre Últimos Posts
Ricardo Ferreira
Ricardo Ferreira
Fundador do Linux Descomplicado - LD.
Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
0
Comentários
1 comentários
Share
0
21
0