BiaMonteiro
(usa Arch Linux)
Enviado em 03/01/2019 - 13:57h
Qualquer distribuição que você instalar não vai prejudicar o seu Windows =)
Cada sistema operacional ficará instalado em uma partição diferente do seu disco, seja ele HD ou SSD. Cabe ao gerenciador de boot dar a você a possibilidade de escolher o sistema operacional que deseja utilizar assim que o disco for acessado, e esse gerenciador de boot, que na maioria das distribuições é o GRUB, já é instalado e configurado em distribuições amigáveis, como o Manjaro ou o Linux Mint. Agora tenha cuidado ao particionar o disco, leia sobre esse assunto e procure por instalações em "dual boot" na internet, quando dois sistemas operacionais estão na mesma máquina.
O Linux executa somente programas de Linux, e o Windows somente programas de Windows. Essa lógica continuará sendo assim independentemente de quais sistemas operacionais estão em sua máquina.
No entanto, há dois artifícios para executar programas do Windows no Linux. Você tem à sua disposição o Wine, o qual é uma espécie de "tradutor", constrói um ambiente que converte as instruções de programas do Windows em instruções de programas Linux. Ele desenvolveu-se muito com o passar dos anos e é capaz até mesmo de rodar jogos pesados com mais desempenho se comparado com o Windows, mas infelizmente não roda todos os aplicativos perfeitamente. Também tem a possibilidade de criar máquinas virtuais no Linux, assim as aplicações rodarão perfeitamente e sem exceção, porém o desempenho será muito inferior.