Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 23/08/2017 - 12:57h
FurretUber escreveu:
Esse problema do eth0 virar eth1 em uma reinicialização eu já vi acontecer com o meu desktop várias vezes, pois ele tem uma placa de rede on-board e outra off-board. Era na sorte qual era qual, as diferenças práticas eram pequenas (mas incomodavam) porque não usava nada de sofisticado ou que dependesse de nomenclatura, mas isso poderia causar dor de cabeça caso eu utilizasse-o de forma mais sofisticada.
No notebook com placa de rede wireless Intel 2200BG ela é identificada pelo modo padrão como eth0. No meio da inicialização, isso é arrumado para que ela seja identificada como uma placa de rede sem fio. O modo padrão identifica a placa de rede sem fio como de rede Ethernet, ainda bem que essa mudança ocorre para que isso seja corrigido.
Comportamento consistente é uma coisa útil. Esse foi um dos problemas que eu tive com o Lubuntu, os indicadores da barra lxpanel dependiam de qual era a eth0 e qual era a eth1 e, ocasionalmente desconfigurando era, inicialmente, difícil e posteriormente, irritante entender porque os indicadores estavam mostrando dados sem sentido.
Para resolver isso bastaria acrescentar uma ou duas letras (ou números) na nomenclatura do sistema (no UDEV, no Init, etc), por exemplo, ethe1, ethe2, ethe12, etc.
Isso já me aconteceu também no Debian como servidor, mas daí entrava-se no arquivo 70-persistent-net.rules e fixava-se as placas e resolvia o problema.
Uma vez pesquisei o porquê de a nomenclatura das placas se alterar e a explicação mais convincente foi a de que o sistema perdia-se na numeração, ou seja, tem a ver com eth0, eth1, com o último número que nomeia a placa.
Essa nova nomenclatura (enps_sei_lá_o_que) já existia opcionalmente antes do Systemd e isso corrigia o problema justamente por que tem mais caracteres (bits) e isso faz com que o sistema não se perca.
O problema é que o Systemd inverteu a lógica e colocou isso como padrão. Agora essa nova nomenclatura será a padrão e ethx a opcional e com o tempo ethx cairá em desuso.
Acredito que teremos todos que se adaptar a essa nova nomenclatura.