ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 12/02/2011 - 20:59h
Eu não disse que não uso o Opera porque não é soft livre. Disse que não uso porque não é soft livre e porque o Firefox e o Chromium satisfazem muito bem as minhas expectativas.
Então, não é que eu só use soft livre, mesmo porque seria impossível fazer tudo o que eu quero, mas dou a preferência. Por exemplo, já tentei usar o Swfdec e Gnash em vez do Adobe Flash, o Evince em vez do Acrobat Reader, o OpenJDK em vez do Java Sun, mas infelizmente os livres não funcionam como eu gostaria. Mas em questão do navegador, pra mim os livres estão ótimos.
E outra, com soft proprietário, uma hora você se dá mal. Tem o exemplo aí desse pessoal que comprou laptop com placa de vídeo híbrida da Nvidia, 310M eu acho, e se ferrou, porque a Nvidia resolveu dá prioridade ao Windows 7 e o pessoal do Linux se ferrou. Outra, o Flash da Adobe é o único que funciona bem em certos sites, mas é cheio de bugs e vulnerabilidades. Quem não lembra da época em que ele comia todo o processamento do PC? O Maple, que estou aprendendo C/C++ e Maxima pra tentar me livrar, só oferece suporte para a versão atual. Se você tiver pago o Maple 13 e pedir suporte, vão te responder, atualize pro 14.0 por apenas R$ 499,99+taxas+frete+impostos². Além disso, se você quiser rodar cálculos em paralelo nele, terá que compra o “Computing Tool Box”, por apenas R$ 2.999,99 e não como você estimar o erro dos seus cálculos, coisa que, se souber, faz de letra no C/C++.
Por essas e outras “prefiro” soft livre e uso proprietário só quando não dá mesmo, mas claro, reclamando sempre e procurando soluções livres.
Abraço.