albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 24/09/2014 - 22:44h
Diferença é a forma de empacotamento, a maneira como o software é feito, ao expandir, instalar, cada parte do pacote, vai para diretório adequado.
Distros Debian usam APT, que é um gerenciador de pacotes que usa pacotes DEB.
pacotes DEB também pode ser instalados com instalador DPKG.
Já formatos RPM, são empacotamento para as distros tipo RPM, ele podem ser manipulados, instalados por uma série de
instaladores,como RPM, como URPMI (do OpenMandriva, do Mageia), YaST e Zypper (do openSUSE), ou ainda Yum (do Red-Hat, do Fedora).
Uma curiosidade é que, a maioria dos pacotes são DEB, pq Debian é muito usado, e a maior parte das distros são baseadas nele (Ubuntu, Mint etc...), hoje me dia,tem muitos mais pacotes DEB que RPM mas
o mais antigo tipo de empacotamento, e Oficial, Padrão Internacional, é RPM, inventado pela Red-Hat (Red-Hat Package Manager).
DEB e RPM são tipos diferentes de pacote, em geral não são compatíveis entre sí.
Ex Ubuntu e Debian, um pacote RPM não vai funcionar neles, mas há exceções,,,,
converter um DEB num RPM e vice-versa, pode ser feito (geralmente com alien) mas nem sempre funciona bem, não há garantia de que vai funcionar
agora, entre os mesmos tipos, tem chance de funcionar, ex, um pacote DEB para debian, pode funcionar num UBuntu. Um pacote de openSUSE, pode funcionar no Mageia, no Fedora.
No geral, o melhor é usar o pacote que está no repositório da sua distro. Ou seja use RPM de fedora nele, use os pacotes para ele.
Há outros tipos de pacotes, exemplos , embora Slackware seja um caso a parte, veja abaixo, pacotes .txz e .tgz são para slackware.
Disse que é um caso a parte, slackware não tem um gerenciador de pacotes dele, pelo menos nao tinha, era de compilação no braço. Mas Slackware é modular, e muito versatil. se quiser só compilar, vc faz,
mas se quiser pode usar APT( se chama slaptget, acho), mas tb se pode usar slackbuild, slackpkg, pkg, pkgtool. até Portage do Gentoo, dá para usar no slackware.
Sabayon usa pacotes .tbz2, são só dele.... Mas funcionam em Gentoo, também.
Já Gentoo é um outro caso a parte. é linux de compilação pura, seus repositórios não tem pacotes prontos, porem tem só ebuilds, que são scripts especiais, que guiam o compilador GCC para "formar" o pacote no micro...
Resumo, o que varia é a forma de empacotar,porisso o software em Linux, geralmente se chama pacote,,,,pq são pacotes,mesmo.
uma analogia fraca, mas apenas didática,vc pode embrulhar o presente ou colocar numa caixa, o presente é o mesmo. Apenas o Linux (a pessoa que recebe o presente) ou abre embrulho ou abre caixa, mas quem abre embrulho não sabe abrir caixa...
Outra coisa ,em linha com o que falou a Erika, repos RPM são considerados mais seguros...
Agora Fedora tem muita coisa,muitos pacotes...
Não use pacotes DEB em Fedora, a chance deles funcionarem é bem pequena.
Caso não ache o pacote para Fedora, tente com um RPM geral, ou com um pacote de openSUSE, mas quase tudo que é comum achará para Fedora.
EasyLIfe é uma boa, praticidade pro Iniciante em Fedora.