pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 09/04/2013 - 17:25h
O que eu entendi de tudo isso:
1) bitcoin é uma mercadoria, que pode ser utilizada para troca por produtos na internet (é mercadoria e não dinheiro porque ninguém é "obrigado" a aceitar bitcoin em troca de produtos ou serviços);
2) sendo mercadoria, o preço do bitcoin está ligado à lei da oferta e da procura (os sites "corretores" de bitcoin fazem a ponte entre quem tem bitcoin e quem quer bitcoin, ganhando com a intermediação);
3) "minerar" é trabalhar para o "sistema bitcoin", oferecendo processamento que garante o funcionamento do próprio sistema;
4) o bitcoin tem a vantagem do anonimato, e pode ser utilizado para financiar crimes diversos, ao que parece.
Entendo também que se ficar demonstrado que o bitcoin é, basicamente, a moeda que financia a prática de crimes na internet, ele sofrerá restrições e será "perseguido" pelo Poder Público, sem que, necessariamente, haja censura e controle absoluto da internet.
Aliás, controlar e censurar a internet eficazmente é algo muito além das possibilidades tecnológicas do Poder Público, sendo a China o maior exemplo disso.
É fato que a internet muda conceitos e mercados desde sua difusão global. O primeiro mercado seriamente afetado foi o mercado "físico" de música (compra e venda de CDs), que praticamente desapareceu. Mas, posteriormente, esse mercado retornou "pela" internet, agora na forma de venda "digital" de músicas avulsas.
Resumindo, a internet mudou a forma de consumir música, mudando também os padrões de entretenimento e comunicação entre as pessoas. Por isso penso que ela pode facilmente mudar a forma de utilizar um "padrão de troca", sendo possível que o bitcoin venha a modificar todo o sistema financeiro internacional num futuro próximo.
---
Dinheiro é um padrão de troca imposto às pessoas pelo Poder Estatal nacional (ou supranacional, no caso do Euro). Vc é obrigado a aceitar dinheiro em troca dos seus produtos e serviços, e tem a garantia de que aqueles que possuem os produtos e serviços que vc deseja aceitarão esse mesmo dinheiro em troca deles.
Portanto, caso o bitcoin venha a ser aceito universalmente, ele será, na prática, dinheiro.