Lisandro
(usa Arch Linux)
Enviado em 20/08/2017 - 11:09h
victorpenna escreveu:
To usando por conta da faculdade, to dentro de um projeto de extensão, para data science, com isso usamos o "anaconda" como pacote de interpretador python principal. Até porque o python do ubuntu e derivados, não deve ou pode ser modificado, a não ser por meio de uma "virtualenv", mas no anaconda temos tudo e com todas as opções que o python pode oferecer.
Anaconda também cria virtualenv, todos virtualenv te dão acesso a tudo que tu instalar e a tudo o Python.
É apenas questão de preferência ou facilidade, pois algun criadores de ambientes tem mais customizações para certos tipos de atividades.
O "venv" é o padrão do Python, já vem no Python3.
Realmente o melhor é não mexer com as instalações globais de Python do sistema. Aqui faço isso usando o "pyenv" para gerenciar as instalações de várias versões de Python (https://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-pyenv-no-Linux-Mint-e-Ubuntu) e o criador de ambientes "venv" embutido no próprio Python3.
Claro que poser ser feito com qualquer outra ferramenta como o projeto Anaconda que é definido como uma distribuição de Python e de R (linguagem) que se dedica para processamento de big data, análise preditiva e computação científica em geral. Lembrando que é Open Source mas não é software livre, é software PROPRIETÁRIO na categoria freemium.
Abraço