removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 04/07/2017 - 01:49h
Estou investigando Devuan.
Sua propaganda é a de que é um Debian sem SystemD. SystemD existe nos repositórios para dar a opção de instalação Tudo bem, Gentoo permite este meio-termo. A instalação de alguns pacotes não é 100% livre. Por exemplo, a instalação do MATE é dependente do pacote libsystemd0. A instalação do KDE (pacote kde-full) depende do mesmo pacote DESDE QUE não se instale o pacote packagekit, gdebi-core e mais alguma coisa que ainda estou vendo.
Li comentários mencionando que outros sistemas init dependem também dela. Consegui remover libsystemd0 do Devuan, deixando-o iniciável com OpenRC. Ele está com XFCE4. XFCE4 até o momento não é dependente de SystemD e por isto tolera a ausência do pacote. Remover SystemD não quer dizer iniciar por outro daemon init. Quer dizer REMOVER todo ele e seus possíveis "ovos de serpente".
Manter uma distro como Debian é muito complexo. Clonar então Debian com uma estrutura muitas vezes menor deve ser muito pior. Entendo que talvez o primeiro passo da distro seja fornecer um sistema com um mínimo de limpeza. Se for pensar tendo administradores como foco, pode ser que o uso de Devuan para sistemas atingiu este objetivo. Não sei se no futuro poderão fornecer um KDE livre de SystemD. Ou será que é um packagekit sem SystemD? Slackware possui um KDE livre. Preciso saber se ele usa esse tal packagekit.
Houve um comentário bem respeitável aqui no fórum de que Devuan seria uma distro engana-trouxa. Tendo levado o susto de que MATE depende, comecei a pensar no assunto. Mas se até GNOME 3 no Gentoo é livre de SystemD, até onde iria a iniciativa do projeto de livrar os pacotes desta dependência? Ninguém cria uma dissidência do tamanho e polêmica como a que houve para se queimar com marketing negativo. O lançamento estável foi ontem. As coisas estão começando. Ou nos últimos dois anos deu tempo de ajeitar tudo?
É possível remover SystemD por completo de MATE? Cheguei a ler que o futuro do projeto é tornar-se cada vez mais SystemD-dependente. Alguém poderia criar um novo fork do projeto, como fizeram com GNOME 2. Precisaria de estrutura, tempo, gente disponível. Não sei se MATE nas outras distros como GENTOO e Slackware está sem o danado no momento. É necessário ser justo. Basear todo o trabalho do Devuan num julgamento de apenas um desktop para o qual dizem não haver muita esperança no futuro pode ser leviandade.
Também descobri que Devuan esteve recebendo uns ataques anônimos de uns moleques que, pesquisando e cruzando referências, eram em alguns casos anônimos ligados ao Debian. Isto sem dúvida é coisa de quererem enganar trouxas. Líderes do projeto Debian criticando, desdenhando ou apenas falando mal é normal. Rivalidade é assim mesmo.
Há um longo caminho pela frente. Até que ponto o projeto Devuan cumpre o que promete? O futuro promete uma melhor independência do SystemD? Ainda não movi uma palha pelo projeto, nem mesmo uma dúvida respondida.
Quem puder, comente!