juliaojunior
(usa Debian)
Enviado em 18/02/2009 - 01:41h
Para aqueles que pretendem ser membros da Coordenação Geral, faço uma proposta. Desde o início da conversa sobre uma distro-VOL, um questionamento foi repetido algumas vezes: "por que fazer outra distro, em vez de contribuir com um projeto já existente?" Embora isso seja um balde de água fria na empolgação de qualquer um, reconheço que tem sua justificativa.
Portanto, minha proposta: vamos criar um DEBIAN PURE BLEND. O que é isso??? Para quem já conhecia, é a reformulação do antigo Custom Debian. Segundo seu próprio site, "o usuário alvo de um Blend pode ser um especialista, uma pessoa sem tanto conhecimento sobre computadores, etc. Além disso, pode lidar com peculiaridades de certas regiões onde os usuários possuem necessidades específicas, diferentes do Debian como um todo."
Simplificando: um Debian Pure Blend (traduzindo: Debian Mistura Pura) é um tipo de customização, ou adaptação, do Debian para um determinado grupo de usuários. Ele não se torna uma distribuição à parte, como faz o Ubuntu. Ao invés disso, continua sendo o Debian, porém com adaptações para facilitar a vida de um grupo de usuários. Por continuar sendo viculado 'diretamente' ao Debian, usou-se essa nomenclatura de "Pura Blend", Mistura Pura.
Resumindo minha sugestão: criar um Debian Pure Blend para o público brasileiro. O site do projeto traz diversas orientações, inclusive sugestões de como criar meta-pacotes, configuração da instalação, 'construção' do cd live, etc.
Já estou trabalhando na tradução do manual do Debian Pure Blend. Acredito que essa opção seja um bom começo, pois permite um aumento na intimidade com o sistema, ao mesmo tempo que acelera o visualização de resultados.