Pendriver só para linux [RESOLVIDO]

1. Pendriver só para linux [RESOLVIDO]

Leandro Almeida
llalmeida

(usa Outra)

Enviado em 16/04/2013 - 16:06h

Olá, boa tarde.

Ja realisei várias pesquisas e experimentei diferentes arquivos de sistema e tabelas de partição, mas nada foi eficaz.

Há algum tempo, ao tentar instalar o Windows numa maquina com o linux, obtive erro durante o boot pelo CD pois o windows não conseguia identificar o disco rigido corretamente. Quando conseguia identificar, dava erro durante a formatação e por isso precisei deletar a partição pelo próprio linux antes de instalar o Windeows.

Gostaria de fazer algo similar no pendrive de modo que o windows não seja capaz de ler os arquivos nem mesmo formatar.

Como Expliquei no início, já experimentei vários arquivos de sistema: ext3, reiserfs, brtfs, etc; diferentes tabelas de partição: LVM, GPT, GUID, etc.

O Windows realmente não acessa, informa que está corrompido e pede pra formatar - E CONSEGUE!

Não sei se estou indo pelo caminho certo, mas agradeço a quem puder me ajudar nesta tarefa de tornar meu pendriver legível apenas para linux.

Obrigado!


  


2. Re: Pendriver só para linux [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 16/04/2013 - 19:26h

amigo qualquer sistema de arquivos para linux, só é LEGÍVEL em Linux, no wuindows não qualquer um, é normal.

agora o problema é que o windows vai reconhece-lo com um pendrive errado com erros, e propor formatar, mas vc SÓ FORMATA SE QUISER

agora impedir que o windows o formate ou proponha formatá-lo, acho que não dá, pq mesmo que esconda os arquivos, o pen vai parecer vazio no windows e ele vai querer formata-lo.

o que aconteceu com vc, é que provável, no seu HDD vc tinha uma partição linux com erro de tabela de alocação e o win não o formatava, mas com tabela de alocação correta, acho que sempre o win vai propor formatar.

acho que sei o que quer, quer um pendrive onde ninguém pode estragar seus dados em windows.


3. Re: Pendriver só para linux [RESOLVIDO]

Leandro Almeida
llalmeida

(usa Outra)

Enviado em 17/04/2013 - 11:03h

Obrigado pela colaboração, albfneto. Realmente não tenho certeza de ser possível, visto que o pen driver em si continuará sendo um hardware compatível e legível ao Windows. Mas acredito que haja alguma maneira. Justamente o que !quero é impossibilitar que o Windows danifique ou altere qualquer coisa em meu pen driver.

Se sua suposição estiver correta quanto a ter sido algum erro na tabela de partições, será que não é possível propositadamente criar tal erro?! Acho que sendo este o caso, o ubuntu não iniciaria normalmente, mas penso que criando uma tabela de partições irreconhecível ao Windows ele não conseguiria formatá-lo como aconteceu com o HD.

Manterei o tópico aberto por mais um pouco, no aguardo de alguma ideia... ACREDITO PROFUNDAMENTE QUE O RWINDOWS É CAPAZ DE MAIS ESSE FURO. Afinal, esse sistema falho e CEGO nem mesmo identifica uma segunda partição no pen driver. Em última instância, posso resolver o problema por criar uma pequena partição no inicio do disco e problema estará resolvido.

Deixarei o tópico aberto por apenas mais um pouco, pro caso de alguém com mais conhecimento do sistema LINUX e/ou programação saber um modo diferente.

Grato!


4. Re: Pendriver só para linux [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/04/2013 - 11:21h

A questão é que, independentemente do sistema operacional, a geometria lógica de um HD é anotada em um local específico (primeiro setor, primeira trilha), a que todos os sistemas operacionais têm acesso.
Quando um HD não é reconhecido pelo BIOS, é porque esse local se encontra corrompido.
Fora isso, qualquer sistema operacional que tenha acesso a essas informações preliminares será capaz de modificar aquela tabela, embora nem sempre seja capaz de ler o conteúdo.
Dessa forma, não há como evitar ou bloquear a formatação, já que o BIOS precisa daquelas informações toda vez que o PC é ligado.
Não há portanto como esconder, ficando a "trilha zero" vulnerável para todos os efeitos.


5. Pendriver só para linux

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/04/2013 - 12:48h

Não creio que exista algo que o Windows não possa formatar porque TUDO é feito para Windows. Windows pode enxergar qualquer formato Linux é só querer e instalar um programinha no Windows para isso.

http://www.diskinternals.com/linux-reader/
É só instalar isso no windows e acaba a valentia do Linux.


2-Você pode inicializar um disco com outro tipo de tabela de partição que não seja MSDOS. Isso deve ser feito pelo Gparted. Por exemplo, pode-se escolher o tipo BSD uma tabela de partição que o Windows não consegue ver. Nunca tentei isso com pendrive.
Daí a impedir que o dito cujo seja formatado pelo windows, vai uma grande distância. O Windows vai dizer que o disco não está formatado.

O mais seguro é criptografar e proteger com senha.
Por mais simplória que seja a criptografia o dificuldade para romper é considerável

Boa sorte.



6. Re: Pendriver só para linux [RESOLVIDO]

Leandro Almeida
llalmeida

(usa Outra)

Enviado em 17/04/2013 - 14:57h

Obrigado Teixeira!
Não sei se é possível com pen-driver, mas já comprovei em discos rígidos - ao menos dois - em que o Windows nem mesmo iniciou opção de instalar, muito menos formatou a partição Linux. Não era problema na tabela, pois a bios identificava normalmente o HD e o sistema Linux funcionava perfeitamente.

Valeu pelas dicas, bacunin!
Eu já conhecia alguns programas pra ler partições Linux no Windows e a ideia de Criptografar já me veio à mente, mas ainda não tentei. Não pesquisei mais a fundo e por isso não sei como fazer.
Quando à sua afirmação de "TUDO É FEITO PARA WINDOWS", também já pensei assim, mas tenho observado que esta não é uma verdade absoluta, e me irrita ver a Microsoft e programadores de software RWINDOWS se aproveitando dos softwares livres para implementar funcionalidades ao Windows, sendo que a Microsoft dificulta e bloqueia tudo atrapalhando a implementação ao Linux - tratando-se de jogos, por exemplo.

1 - O Windows não é capaz de instalar o sistema num driver USB ( HD EXTERNO)

Já fiz isso algumas vezes e com distros diferentes do Linux, mas o XP copia os arquivos, mas não dá boot para continuar instalação, enquanto o seven apresenta mensagem de erro: "O Windows não pode ser instalado neste disco. A instalação não oferece suporte a configuração ou instalação em discos conectados por meio de porta USB ou IEEE 1394."

2 - O Windows só identifica a 1ª partição em pen-driver

Ao passo que o Linux trabalha tranquilamente com isso, o Windows não formata nem acessa partições adicionais. Já experimentei na prática e pesquisei em diversas fontes na Internet, mas pelo que percebi o RWINDOWS NÃO É CAPAZ DE MANIPULAR MAIS DE UMA PARTIÇÃO EM PEN-DRIVER.
Até existem programas que fazem isso - particionar e formatar - mas é só o programa e o sistema operacional não. De nada vale particionar no Windows se ele não consegue ler nem gravar nada dapois.


Entretanto, quando usei a própria funcionalidade do instalador Sabayon pra Criptografar - eu instalei num HD IDE conectado a um adaptador USB - e após um tempo esqueci a senha, simplesmente formatei o HD com o Gparted. Se eu criptografar o Pen-drive, impedirá a formatação? Acredito que não pois sendo assim, esquecer a senha significaria perder o driver.


7. Re: Pendriver só para linux [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/04/2013 - 16:59h

Qualquer device (dispositivo) tem de ser devidamente identificado pelo BIOS (basic input output system) para que possa funcionar.
Isso não depende do sistema operacional, pois pertence ainda ao boot da máquina (hardware), antes de entregar o controle da máquina ao sistema operacional.
Esse verificação é consequência do POST (power-on self test).
Portanto a criptografia age somente sobre os demais dados, gravados daí em diante (tanto física quanto logicamente), mantendo a identificação do dispositivo íntegra e impossível de ser modificada.
Caso seja modificada (linux, unix, e bsd são capazes de fazê-lo através de uma só linha de comando, bastando apagar os primeiros 512 bytes da trilha zero) o dispositivo fica realmente invisível e inacessível, porém para sempre.


8. Re: Pendriver só para linux [RESOLVIDO]

Leandro Almeida
llalmeida

(usa Outra)

Enviado em 17/04/2013 - 17:21h

Mais uma vez obrigado, Teixeira.
Acho que pra sempre é muito tempo. Obrigado a todos pelo auxilio.

Para o que preciso, acredito ter conseguido. Vou assim fechar o tópico e deixar a dica, caso alguém se interesse:

O pen-drive utilizado nesta experiência foi de 2GB.

1 - Deixei a tabela de partições MS-DOS justamente para que o Windows consiga identificar - do contrário ele pede pra formatar e apaga tudo.

2 - Criei uma primeira partição no início do disco do tipo FAT16 com apenas 16M.

3 - Criei uma segunda partição usando todo o espaço restante do tipo reiserFS.

Pronto!

O windows identifica apenas a partição de 16M como sendo todo o tamanho do disco. Se solicitado formatar, manterá apenas este tamanho, não alterando em nada a outra partição que só é visível no Linux.


9. Re: Pendriver só para linux [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/04/2013 - 17:44h

"Para sempre" é realmente muito tempo.
Com essa tabela apagada o BIOS não terá a mínima condição de reconhecer o dispositivo, e nenhum sistema operacional será portanto capaz de gravar nada ali.
(Eis como "suicidar" um HD novinho)...
Sempre se pode tentar refazer os passos do fabricante, porém com o necessário cuidado para não conflitar com a geometria que está gravada no firmware do próprio HD.
Esse esforço vai muito além da tentativa de "formatar".






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts