davidsilva23
(usa Debian)
Enviado em 08/10/2020 - 12:35h
ricardogroetaers escreveu:
Olá davidsilva23 , deixemos os entretantos e vamos aos finalmente.
As figuras:
https://www.vivaolinux.com.br/comunidades/imagens/anexos/Captura-de-tela_2020-09-26_12-14-19.png
https://www.vivaolinux.com.br/comunidades/imagens/anexos/1601134540.Captura-de-tela_2020-09-26_12-18...
não são objetivas.
Gparted não suporta visualização e manipulação de sistema de arquivos iso9660.
Gparted é mais focado para trabalho com partições e não com dispositivos em si.
Lsblk mostra 2 partições no dispositivo identificado como sdb naquele momento, o que é coerente com uma mídia de instalação de um Linux moderno, chapada numa mídia flash, isto é:
Uma partição de 2,3 GB, provavelmente um volume iso 9660 que seria a mídia de instalação de seu Linux Debian (provavelmente ativa, para boot em modo BIOS) e uma partição de 2,3 MB que poderia ser uma partição EFI com sistema de arquivos fat12 para boot em modo UEFI.
lsblk é limitado, fica por isso mesmo e não vai além.
Se voce postasse uma figura do programa Discos, conforme pedido no post nº19, poderíamos ter uma melhor visão da coisa, não necessariamente a solução, é claro.
2 perguntas:
-qual a marca do seu pendrive?
-qual programa usou para chapar o iso de instalação nele?
Oi, Ricardo, tudo bem? O Leandro tem se esforçado bastante para me ajudar e eu fico muito grato pela grande colaboração de todos vocês, muito obrigado por seu interesse em me auxiliar nesse problema também.
Olha o pendrive que estou tentando formatar para colocar uma iso nova é um Sandisk,daqueles vermelhinho, segue foto.
Quanto ao programa usado para gravar a iso no pendrive foi o USB LIVE MAKER da distro AntiX que na verdade usa também os repositórios da distro MX Linux, ambas baseadas no Debian, mas sem o o systemd.
Acontece que acabei usando outro pendrive para gravar uma nova iso do Debian. Então, reinstalei o Debian. Por isso, não tenho como postar aqui de novo uma foto do programa USB LIVE MAKER.
Gostei muita do Antix, super leve, mas a ausência do systemd estava me atrapalhando no acesso as minhas contas bancárias via internet bank, por isso resolvi voltar para o Debian.
Mas, ainda quero recuperar o pendrive, pois pretendo deixar uma iso gravada nele para eventuais manutenções ou reinstalações.
David Silva