lmJR
(usa Debian)
Enviado em 20/11/2018 - 15:29h
Olá pessoas, como vocês estão?
Antes de começar, gostaria de dizer que sou um iniciante no mundo GNU/Linux, ainda estou aprendendo tudo que esse universo tem a oferecer, por isso pesquiso bastante, vejo vídeos, testo soluções na minha máquina, tenho umas dores de cabeça e vou conseguindo assimilar aos poucos.
Meu primeiro contato com as distros Linux foi a uns 5 ou 6 anos atrás, com o famosinho da época: o Ubuntu. Gostei do modelo de sistema a primeira vista, especialmente na parte de mexer no terminal e realmente aprender o que cada comando faz e as particularidades dos sistemas. Como na época eu ainda era muito novo, rapidamente "cansei" dessa aventura, tanto pela dificuldade em conseguir certas informações, porque ninguém usava Linux e nem gostava, quanto na falta de conexão a internet pra fazer pesquisas e etc.
Mas as coisas mudaram nesse final de 2018, quando tomei coragem e migrei do Windows para o a distribuição Debian 9 "Stretch" faz menos de 1 mês, estou gostando bastante, inclusive pela leveza do sistema e possibilidades de personalização(uso com GNOME). Sei que talvez alguém não recomende essa distro pra iniciante, mas eu gosto é de quebrar cabeça mesmo, e como agora tenho acesso a internet, fica bem dinâmico aprender as coisas, inclusive quando descobri esse fórum aqui, de onde já peguei centenas de dicas e aprendi bastante coisa com outros usuários mais experientes.
Obrigado por terem me ajudado!
Enfim, vim aqui com uma dúvida um pouco "besta": depois de várias pesquisas e alguns testes(e erros), aprendi a instalar sistemas em modo UEFI, assim particionei meu HD pra usar Windows(ainda preciso dele pra algumas coisas, mas já substitui parte disso com alternativas na distro Linux) e o Debian 9, e sobrou um espaço em disco. Andei vendo sobre outras distros, e gostei especificamente do Arch Linux, justamente pela necessidade de querer aprender mais sobre o sistema e pela dificuldade pra iniciantes, então peguei um HD velho aqui, de 160gb, e tentei instalar ele em modo UEFI, o que me custou muita pesquisa e umas 8 tentativas, até que consegui instalar ele com sucesso, com interface GNOME. Mas agora eu to afim de instalar ele no HD principal, já formatado em GPT, com partição EFI(o grub está nela), com SWAP criada, e com W10 e o Deb9. Então, no caso, eu criaria apenas outra partição e instalaria o sistema base nele? Precisaria montar o grub do Arch na partição EFI ou o grub que já está lá vai detectar automaticamente?