dieguitouk
(usa Linux Mint)
Enviado em 04/12/2013 - 01:01h
wdmatheus,
Não sou especialista em informática, mas isso é um problema unicamente de hardware. Eu tinha o mesmo problema na minha máquina, que antes também rodava o Windows e dava o mesmo problema de uso do CPU em 100%. Vasculhando pela internet e conversando com amigos especialistas em hardware, surgiu a ideia de fazer uma "faxina" no PC. Sim, uma faxina física. Por a mão na massa, limpar a poeira e principalmente os contatos.
Em primeiro lugar, abri o PC e tirei a poeira. Quem mora em apartamento tem uma tendência a juntar mais poeira. Depois disso verifiquei as conexões dos fios se estavam todas ok. Então parti para a parte mais importante: remover os pentes de memória. Com muito cuidado, removi os pentes e fiz a limpeza dos contatos usando uma borracha (dessas de apagar lápis) e depois disso usei algodão e álcool isopropílico (que é específico para limpeza em eletrônica). Feito isso o problema desapareceu por completo. Pude voltar a jogar online, usar conteúdo flash e o PC nunca mais travou. Antes eu tentei de tudo, atualizei os drivers de placas e até o microcode do processador eu atualizei na tentativa de resolver o problema. Meus amigos especialistas em hardware disseram que quando há mal contato na memória, o PC pode até funcionar normalmente, mas quando usamos recursos que exijam uma grande porcentagem da memória e esta não está disponível (por causa do mal contato), é o processador que precisa compensar e acaba atingindo os 100% de uso e trava porque outros recursos do sistema necessitam do CPU também.
Me perdoe pela linguagem leiga e também me perdoem se eu tiver dito alguma besteira, mas gostaria mesmo de contribuir com esta informação porque sofri com o mesmo problema e sei o quanto isso é inconveniente.