patrickpcs
(usa Nenhuma)
Enviado em 28/10/2017 - 12:54h
LinuxWalker escreveu:
quais são as vantagens práticas da hibernação comparada à suspensão, na opinião de vocês?
já passei semanas só suspendendo uma das minhas máquinas, nem bateria gasta.
------------------------------------------------------
Distros: Debian(stable/testing), openSUSE.
DEs: xfce4, Cinnamon.
Bem, a suspensão desliga boa parte dos dispositivos no computador como, unidades de armazenamento (HDs, SSDs, Leitoras de discos, portas USB e seus periféricos* ...), interfaces PCI entre outras coisas. Reduzindo assim ao máximo mas não totalmente o consumo de energia e mantendo apenas a RAM energizada para não perder os dados nela contida.
A hibernação salva o conteúdo da RAM no disco (irá variar como será feito dependendo do sistema, no caso do linux será em swap) e realmente desliga o computador.
A recuperação do sistema, ou seja o religar a partir de uma suspensão é praticamente instantâneo pois o sistema em si já está carregado dentro da RAM ao contrário da hibernação que ainda terá que esperar o boot normal do sistema e depois o kernel do linux irá restaurar o conteúdo da swap para a RAM.
A vantagem da hibernação como já foi dito é que o sistema pode ficar totalmente desprovido de energia, já a suspensão a qualquer falha de energia e já era todos os dados que estavam na RAM.
Para contornar esse problema da suspensão, existe a suspensão híbrida.
A suspensão híbrida é uma suspensão que mantém uma cópia do conteúdo da RAM em disco como se fosse uma hibernação. Se por algum motivo você esquecer seu notebook suspenso até descarregar a bateria, o sistema ainda terá condições de se recuperar como se tivesse hibernado. Claro que teremos o impacto de religamento do sistema ser mais lento por ter que recuperar as informações a partir do disco como uma hibernação comum.