engos
(usa openSUSE)
Enviado em 15/04/2008 - 11:02h
O AVG tem versão para Linux, com ele você detecta esse virus, pelo que pesquisei no google rapidamente.
A equipe detectou um virus de Windows, que provavelmente está em ao menos uma estação, mas isso não significa que esteja apenas nela(s), pode estar também em seu servidor. Ele é detectado analisando o que está sendo trafegado na entrada/saida de dados do seu servidor, ou diretamente pelos arquivos via rede (no seu caso o samba).
Muitos dos servidores infectados por virus SÃO LINUX! Acontece que no servidor em si praticamente nada acontece, já que eles são para Windows, mas de alguma forma eles conseguem se espalhar como spam e infectam as máquinas Windows. Infelizmente nas reportagens que li a respeito nenhuma dizia como eles conseguem isso... :(
O Linux NÃO é imune a nenhum tipo de malware, deixem (porque não é só você) de pensarem nessa besteira... Acontece que se o virus for para Windows o servidor Linux "apenas" espalha, enquanto se o virus fosse para Linux ele seria afetado, tendo problemas de acordo com o usuário com o qual ele conseguiu se infiltrar (por isso que também nunca se usa o root a não ser quando realmente precisa). Mas como virus para Linux é raro o pessoal fala que ele é imune, não sendo. Sem contar que o pessoal descarta que nele pode conter virus de Windows, já que ele é insignificante no Linux. Isso sem contar outros malwares como spam.
Agora sobre o virus em si não sei lhe dizer porque não conheço esse em questão, o que estou lhe dizendo é o que acontece de forma genérica e pode ser que seu caso seja apenas uma estação ou um falso positivo (erro da equipe de detecção), por isso você tem que instalar um anti-virus e testar primeiramente no servidor e depois de estação a estação.
Você pode entrar em contato com a equipe de detecção e pedi para eles lhe informarem como conseguiram detectar isso, assim você faz o mesmo procedimento no servidor e deve conseguir localizar o virus de forma bem mais simples, mesmo se ele for em estação.