removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 17/01/2022 - 00:33h
Delusion escreveu:
sábias palavras!
fedora é top e, numa visão leiga, eu diria que está à frente de várias distros em implementações de tecnologias emergentes. Massss.... fedora é de teste também, no caso, para o RHEL. Tiro o chapéu para a Red Hat, grupo pequeno direciona o mundo linux em vários aspectos... acredito que o propósito do fedora é ser um pouco mais automatizado que as outras distros. Ou não? o que você acha?
A propósito, obrigado a quem está respondendo, por seus depoimentos.
Então, embora o fedora esteja à frente de outras distros quando o assunto é tecnologias novas, a distro em si não pode ser considerada um "ambiente de testes" do RHEL, ou de outra distribuição.
Veja que o próprio projeto Fedora rebate esse "mito", na página oficial do projeto:
https://fedoraproject.org/wiki/Fedora_myths?rd=FedoraMyths#MYTH_-_Fedora_is_unstable_and_unreliable....
Tradução aproximada, com destaque aos trechos mais importantes:
MITO - O Fedora é instável e não é confiável, apenas um "banco de testes" para software de ponta
FATO - Este mito vem do mal-entendido de duas coisas:
O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é derivado do Fedora a cada poucos anos.
O Fedora tem lançamentos rápidos, um ciclo de vida curto e muito código novo.
O primeiro item significa que a Red Hat usa o Fedora como plataforma para promover o desenvolvimento de novas tecnologias, algumas das quais podem acabar no Red Hat Enterprise Linux e ser herdadas por outras distribuições derivadas. A Red Hat contribui para os esforços do Fedora da mesma forma que qualquer outro contribuidor. O Fedora fornece uma plataforma na qual qualquer contribuidor, grande ou pequeno, pode integrar e oferecer tecnologias para um grande público de consumidores. Isso não significa que o Fedora não foi testado, significa simplesmente que o Fedora é uma plataforma em rápido progresso.
Para o segundo item, isso significa que o Fedora está frequentemente rodando em território inexplorado e inovador, mas não que está usando um código muito novo. Os programas no Fedora geralmente são lançamentos estáveis ou versões de pré-lançamento bem testadas. Existem diretrizes por trás da inclusão de software de pré-lançamento, e testes completos são sempre feitos antes dos lançamentos do Fedora. Consulte o controle de qualidade para obter mais informações sobre nossas extensas práticas de teste de qualidade, que, como todas as outras equipes do Fedora, estão abertas à participação da comunidade.
Cada nova versão do Fedora recebe atualizações da comunidade Fedora para duas versões subsequentes, mais um mês -- em média, cerca de treze meses. Fazemos tudo o que podemos para garantir que os produtos finais lançados ao público em geral sejam estáveis e confiáveis. O Fedora provou que pode ser uma plataforma estável, confiável e segura, como demonstrado por sua popularidade e amplo uso. Além disso, nosso processo de empacotamento e revisão bem gerenciado adiciona uma camada extra de segurança não encontrada em algumas outras distribuições.
Você pode contar com o Fedora.
Nesse sentido, o Fedora é "stable", pois cada nova versão passa por uma bateria de testes também, o que é diferente de usar um Debian Testing o qual sempre está na fase de testes/pré lançamento.
O correto seria dizer que o Fedora Rawhide é um ambiente de testes, equivalente ao Debian Testing...
Nesses últimos meses utilizando o Fedora, percebi que ele é um meio-termo entre o Debian Stable e o Arch; é estável e utiliza pacotes recentes, mas não tão recentes quanto o Arch.
Sobre ser automatizado, é uma distro que tenta automatizar muitos processos para o usuário, mas não tenta "facilitar demais", igual no Ubuntu. O Fedora é uma distro que oferece pacotes vanilla, ou seja, o que o desenvolvedor cria e entrega, é o que vai estar na versão final do Fedora, igual é no Debian, inclusive.
correção: na verdade, o Fedora Rawhide é equivalente ao Debian Sid/Unstable, pois é uma versão em desenvolvimento. O Fedora acompanha um repositório de testes que vem desabilitado por padrão, mas se o usuário quiser usar a versão de testes, basta habilitá-lo.