Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 23/06/2017 - 00:27h
pekman escreveu:
listeiro_037 escreveu:
Fiquei preocupado com Devuan agora.
Não tem essa estrutura de testadores para perseguir todos esses bugs.
É um ponto fraco pelo tamanho da derivação.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um dia antes do lançamento do Debian 9 eu estava no canal de desenvolvedores do Devuan. Não ví toda a discussão mas a parte que eu peguei, um dos devs do Devuan (katozla o nick dele ou algo parecido) afirmava que havia encontrado um bug na imagens do Debian que impediam o sistema ser instalado e que havia enviado email para Ben Hu... (Não me lembro o quê, mas é um dos líderes do Debian) avisando que havia um bug nas ISOS. Segundo ele não obteve resposta. Diante dos fatos o aviso foi completamente ignorado.
=== Opinião sobre o aumento de bugs no Debian ===
1- Sistemd
2- O número de pacotes aumentou
3- Mantenedores experientes abandonaram o projeto por não concordar com os caminhos tomados. Entre eles: adoção do sistemd e a parceria "anônima" com o Google.
4- O Debian perdeu completamenta a identidade. Antes era um sistema robusto e seguro e estável, apenas isso importava. Hoje parece que os líderes do Debian realmente não sabem respoder o que importa para o Debian na prática. Com isso deixou de ser um baloarte e está se tornando uma Distro Qualquer.
5- Diante os equívocos vão perdendo a confiança dos usuários tanto de desktop quanto de servidores.
=== Fatos sobre os fiascos das verssões 8 e 9 ===
A quantidade de erros encontrados após o lançamento da verssão 8 foram causados na sua maioria pelo systemd, na versão nove o suporte a Uefi vem se tornando o grande gargalo. Em ambos os casos mostra a falta de maturidade e integração completa entre essas ferramentas e o sistema.
Isso leva a concluir que os devs do Debian não estão tão preocupados com a reputação do sistema.
pekman, eu que uso Debian há mais de 15 anos venho notando que de uns 3 anos para cá as coisas vem decaindo. Essas impressões que tu tem são as mesmas que a minha.
Ian Jackson, Joey Hess, Russ Albery, Fog Heen, Colin Watson, todos do comitê técnico do Debian vem saindo do projeto desde 2014. Alguns deles, como Joey Hess, estavam no Debian há 18 anos e saíram fora. E junto com eles saíram vários outros desenvolvedores.
Na sua mensagem de despedida Joey Hess disse ao final: "Está claro para mim agora que o Debian é um documento tóxico, que levou lentamente, mas certamente, o Debian em direções muito insalubres."
https://lists.debian.org/debian-devel/2014/11/msg00174.html
A maioria saiu por causa do systemd, mas antes já haviam discordâncias por causa da filosofia do Debian que está sendo abandonada.
Será que o Debian seguirá o caminho de seu criador e cometerá suicídio?