Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 18/06/2017 - 23:40h
clodoaldops escreveu:
Buckminster,
Fiz tudo isso que vc disse para não fazer e sempre funcionou com live Debian 6, 7 e 8.
Só o 9 está dando zica com mídia Live.
Snif. Snif. Snif
Ainda não testei nenhuma live do Debian 9 via pendrive, mas recomendei não usar live porque acredito que live é somente para consertos em geral em situações onde seja estritamente necessário usar quando outros métodos não resolvem.
Nunca fui muito partidário de usar qualquer sistema live tal qual se usa um sistema instalado no HD, mas é a minha opinião.
O erro da mensagem de não reconhecer CD-ROM pode ser por várias causas: a imagem live bugada mesmo, falha no download, esquecimento de configuração do BIOS, falha na criação do pendrive, etc.
Há mudanças substanciais no Debian 9, as chamadas melhorias incluem:
-a substituição do Mysql pelo MariaDB,
-novo mirror deb.debian.org,
-novo método para nomes de interfaces de rede,
-o xorg já não necessita mais de root (é possível correr o servidor Xorg como um usuário normal),
-o acesso FTP a mirrors Debian será removido (os mirrors alojados de Debian irão deixar de disponibilizar acesso FTP. Se você tem utilizado o protocolo ftp no seu sources.list, então por favor migre para http),
-o APT agora obtém arquivos como um usuário não privilegiado (o APT agora irá tentar descartar todos os privilégios de root antes de obter arquivos a partir dos mirrors), etc.
E um ponto considerável:
"Já não é suportada a montagem tardia de /usr.
Montar /usr utilizando apenas ferramentas que se encontram na / (raiz) já não é suportado. Isto funcionou apenas para algumas configurações específicas no passado e agora são explicitamente não suportadas. Isto significa que todos os sistemas onde a /usr esteja numa partição separada necessitam utilizar um gerador de initramfs que monte a /usr. Todos os geradores de initramfs no stretch montam a /usr."
Em miúdos: caso você, ao particionar o Stretch na instalação e colocar a /usr separada da raiz, poderá ter problemas depois.
Para eu isto é um problema, pois sempre coloco a /usr separada.
Maiores informações aqui:
https://www.debian.org/releases/stretch/amd64/release-notes.pt.pdf