wellington_r
(usa Debian)
Enviado em 02/05/2013 - 13:02h
edps escreveu:
wellington_r escreveu:
- Não há um programa de print screen por padrão.
- Na tela de login, não há uma forma de apenas clicar em cima do nome de usuário (estou falando da configuração padrão; talvez dê para configurar isso, mas ainda não cheguei a procurar)
- O gerenciador de arquivos não tem os botões voltar, avançar, zoom, etc, por padrão (novamente, isso deve ser configurável, mas me refiro ao padrão)
Tudo isso talvez seja fácil de configurar, mas mesmo assim, não vejo razão para que o xfce não venha dessa forma por padrão, uma vez que MUITOS usuários devem usar essas funções.
1 - o programa de captura chama-se xfce4-screenshooter, instale-o assim:
# apt-get update
# apt-get install xfce4-screenshooter
2 - Antigamente no GDM dava para fazer isso, o melhor a fazer é configurar o autologin no Lightdm:
# nano /etc/lightdm/lightdm.conf
E modificar a linha abaixo adicionando o seu nome de usuário:
autologin-user=h4rd3r
3 - Basta abrir o Thunar, ir na aba Ver e no item Seletor de localização optar por
Estilo de Barra de ferramentas
* da mesma forma se quiser alterar o painel lateral vá no mesmo local e no item Painel Lateral escolha por
Árvore
** não adianta dizer que não existe essa ou aquelça configuração, tem que fuçar o sistema, se não é melhor usar um sistema engessado como o Windows mesmo.
Então, mas na minha opinião, tudo isso deveria vir configurado por padrão, pois acredito que há muitos mais usuários que preferiam que essas opções já viessem por padrão do que usuários que preferem que tudo isso venha "desabilitado". Eu não disse que não HÁ essas opções, mesmo porque eu ainda não havia fuçado bem o sistema. Dei apenas minhas primeiras impressões.
Veja, por exemplo, quando eu disse que não vem um programa de screenshot instalado por padrão, eu estava errado. Na verdade o programa VEM instalado, mas o ATALHO não vem habilitado por padrão - o que não faz muito sentido. Até entenderia se os desenvoldores optassem por não deixar o programa screenshot instalado por padrão, pois haveria a justificativa de poupar recursos, mas não consigo ver um motivo plausivo para não habilitar o atalho por padrão. Digo, o programa já está lá instalado; o atalho não gastaria mais recursos, não iria requerer esforço dos desenvolvedores e tenho certeza que 99,9% iriam preferir que o atalho já viesse instalado por padrão - ou alguém vai usar a telha print screen para outra coisa?
Agora, eu não sei se a não-configuração do atalho por padrão é intencional ou um "bug".
Eu não estou dizendo que o Xfce é ruim, estou apenas fazendo críticas que ao meu ver, são construtivas.
Mas enfim, agradeço pelas dicas, cara!